5 filmes para entender o Islamismo: confira!

5 filmes para entender o Islamismo: a lista

O Islamismo é uma das religiões mais importantes de todo o mundo, possuindo milhões de adeptos. Assim, é muito provável que questões sobre esse tópico apareçam no vestibular ou no ENEM, especialmente relacionadas à momentos específicos da história. 

Ainda, você pode inserir o islamismo e suas aparições na história e na atualidade na forma de um repertório para a sua redação. 

Dessa maneira, o artigo de hoje trouxe uma lista com 5 filmes que irão te ajudar a revisar os principais tópicos do Islamismo. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.

5 filmes para entender o Islamismo: Cruzada

Cruzada, longa produzido no ano de 2005, retrata a história das Cruzadas, expedições organizadas pela Igreja Católica para a retomada da Terra Santa. 

A obra aborda questões extremamente importantes, como as diferenças entre o Islamismo e o Cristianismo e o modo de convivência desses dois povos na Idade Média e nas Cruzadas. Ainda, uma importante figura do Islamismo medieval é retratada: Saladino, sultão que conquistou Jerusalém no ano de 1187.

5 filmes para entender o Islamismo: O Último Viking 

A narrativa de O Último Viking foi construída com o objetivo de retratar o choque de realidades entre duas culturas: aquela dos vikings e a dos islâmicos. Ao fazer isso, o longa retrata diversos costumes do Islamismo, bem como a tolerância religiosa que foi pregada por essa religião durante certos períodos da história.

5 filmes para entender o Islamismo: Caramelo

Caramelo é uma obra de 2007 que permite que os seus espectadores entendam a relação do Islamismo com as suas fiéis. Assim, a obra retrata importantes aspectos religiosos do Islã e o modo com o qual eles se inserem no cotidiano das mulheres que os seguem.

5 filmes para entender o Islamismo: Maomé – O Mensageiro de Alá

Essa obra, produzida em 1976, retrata eventos de importante destaque da vida de Maomé, considerado o profeta pelos seguidores do islamismo.

O filme mostra aos espectadores importantes eventos da história do Islamismo e do mundo árabe antigo, como a revelação do Alcorão para o profeta, a Hégira (fura de Meca para Medina) e a reconquista da cidade de Meca. 

5 filmes para entender o Islamismo: Paradise Now 

O filme Paradise Now deveria ser assistido por todos aqueles que irão prestar vestibular. Isso porque, a obra retrata aspectos do Islamismo e do cotidiano de seus fiéis e retrata, além disso, os árabes que vivem, atualmente, na Palestina. Assim, os conflitos com Israel, Estado criado em 1948, na chamada Questão Palestina, são também retratados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.