5 fatos curiosos sobre Albert Einstein

A maioria das pessoas sabe que Albert Einstein foi um cientista famoso que criou a fórmula E = mc 2..

Mas e curiosidades de sua vida, o que você sabe sobre o vencedor do Nobel de Física? Conheça cinco delas a seguir!

Gostava de navegar

Quando Einstein cursou a faculdade no Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça , ele se apaixonou pela vela. Ele costumava pegar um barco em um lago, puxar um caderno, relaxar e pensar. Embora Einstein nunca tenha aprendido a nadar, ele continuou a navegar como um hobby ao longo de sua vida.

Cérebro de Einstein

Quando Einstein morreu em 1955, seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas, como era seu desejo. No entanto, antes de seu corpo ser cremado, o patologista Thomas Harvey, do Princeton Hospital, fez uma autópsia na qual removeu o cérebro de Einstein.

Em vez de colocar o cérebro de volta no corpo, Harvey decidiu mantê-lo, aparentemente para estudo. Harvey não tinha permissão para ficar com o cérebro de Einstein, mas dias depois convenceu o filho de Einstein de que isso ajudaria a ciência. Pouco depois, Harvey foi demitido de seu cargo em Princeton porque se recusou a desistir do cérebro de Einstein.

Pelas próximas quatro décadas, Harvey manteve o cérebro picado de Einstein (Harvey o cortou em 240 pedaços) em dois potes de conserva com ele enquanto ele se movia pelo país. De vez em quando, Harvey cortava um pedaço e mandava para um pesquisador.

Finalmente, em 1998, Harvey devolveu o cérebro de Einstein ao patologista do Hospital Princeton.

Einstein e o violino

A mãe de Einstein, Pauline, era uma pianista talentosa e queria que seu filho também gostasse de música, então ela o iniciou nas aulas de violino quando ele tinha seis anos.

Infelizmente, no início, Einstein odiava tocar violino. Ele preferia construir um castelo de cartas, no qual era muito bom (uma vez construiu um de 14 andares), ou fazer qualquer outra coisa.

Quando Einstein tinha 13 anos, entretanto, mudou repentinamente de ideia sobre o violino quando ouviu Mozart. Com uma nova paixão, Einstein continuou a tocar violino até os últimos anos de sua vida.

Por quase sete décadas, Einstein não só usava o violino para relaxar quando ficava preso em seu processo de raciocínio, mas também tocava socialmente em recitais locais ou participava de grupos improvisados, como cantores de natal que paravam em sua casa.

Uma bússola simples

Quando Albert Einstein tinha cinco anos e estava doente de cama, seu pai lhe mostrou uma bússola de bolso simples. Einstein estava hipnotizado. Que força exerceu sobre a pequena agulha para fazê-la apontar em uma única direção?

Essa questão perseguiu Einstein por muitos anos e foi considerada o início de seu fascínio pela ciência.

Projetou uma geladeira

Vinte e um anos depois de escrever sua Teoria da Relatividade Especial, Albert Einstein inventou uma geladeira que funcionava com álcool a gás. O refrigerador foi patenteado em 1926, mas nunca entrou em produção porque a nova tecnologia o tornou desnecessário.

Einstein inventou a geladeira porque leu sobre uma família que foi envenenada por uma geladeira que emitia dióxido de enxofre.

E então, gostou de conhecer mais sobre a vida de Albert Einstein?

Não deixe de ler também – Citações inspiradoras de Einstein e outros estudiosos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.