Muitos acontecimentos que marcaram a História mundial nasceram na Europa. De lá, espalhou-se para os demais continentes, influenciando diretamente na política, economia, cultura e sociedade. Conheça cinco grandes eventos para você estudar!
O Renascimento foi um movimento cultural e sócio-político dos séculos XV e XVI. Ele enfatizou a redescoberta de textos e ideias da antiguidade clássica.
Na verdade, esse movimento começou ao longo de alguns séculos, ocorrendo à medida que as estruturas de classe e políticas da Europa medieval começaram a se desintegrar.
O Renascimento começou na Itália, mas logo abrangeu toda a Europa. Essa foi a época de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Assistiu a revoluções no pensamento, na ciência e na arte, bem como na exploração do mundo. O Renascimento foi um renascimento cultural que atingiu toda a Europa.
Leia mais: A importância do Renascimento na História
Os europeus conquistaram, se estabeleceram e governaram uma grande proporção da massa de terra da Terra. Os efeitos desses impérios ultramarinos ainda são sentidos hoje.
Os historiadores geralmente concordam que a expansão colonial da Europa ocorreu em várias fases. O século 15 viu os primeiros assentamentos nas Américas e isso se estendeu até o século 19. Ao mesmo tempo, os ingleses, holandeses, franceses, espanhóis, portugueses e outros países europeus exploraram e colonizaram a África, Índia, Ásia e o continente que se tornaria a Austrália.
Esses impérios eram mais do que órgãos governamentais sobre terras estrangeiras. O impacto também se espalhou para a religião e a cultura, deixando um toque da influência europeia em todo o mundo.
Leia mais: Imperialismo x Colonialismo: Entenda as diferenças para estudar
A Reforma foi uma divisão na igreja cristã latina durante o século XVI. É introduzido o protestantismo para o mundo e criou uma grande divisão que dura até hoje.
Tudo começou na Alemanha em 1517 com os ideais de Martinho Lutero. Sua pregação atraiu uma população que estava insatisfeita com o exagero da Igreja Católica. Não demorou muito para que a Reforma varresse a Europa.
A Reforma Protestante foi uma revolução espiritual e política que levou a várias igrejas reformistas. Ajudou a moldar o governo moderno e as instituições religiosas e como essas duas interagem.
Leia mais: Entenda o que foi a Reforma Protestante
O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural dos séculos XVII e XVIII. Os principais pensadores do Iluminismo, a saber, enfatizaram o valor da razão sobre a fé cega e a superstição.
Este movimento foi liderado ao longo dos anos por um grupo de escritores e pensadores. As filosofias de homens como Hobbes, Locke e Voltaire levaram a novas maneiras de pensar sobre a sociedade, o governo, assim como a educação que mudariam o mundo para sempre.
Do mesmo modo, o trabalho de Newton reformulou a “filosofia natural”. Muitos desses homens foram perseguidos por suas novas formas de pensar. Sua influência, porém, é inegável.
Leia mais: Iluminismo: 5 pensadores importantes para citar no Enem
A Alemanha imperial entrou em colapso no final da Primeira Guerra Mundial. Depois disso, a Alemanha passou por uma época tumultuada que culminou com a ascensão do nazismo e a Segunda Guerra Mundial.
A República de Weimar manteve o controle da República Alemã após a primeira guerra. Foi por meio dessa estrutura de governo única – que durou apenas 15 anos – que o Partido Nazista surgiu.
Liderada por Adolf Hitler, a Alemanha enfrentaria seus maiores desafios políticos, sociais e morais. A devastação causada por Hitler e seus homólogos na Segunda Guerra Mundial marcaria permanentemente a Europa e o mundo inteiro.
Leia mais: Filmes que retratam o horror do Holocausto
Não deixe de ler para continuar estudando: Europa: 3 grandes revoluções para estudar