5 documentários para discutir temas da atualidade no Brasil

Um ótimo exercício para se preparar para o Enem e para os vestibulares tradicionais é assistir filmes ficcionais e fazer o exercício de comprará-los com a realidade. Além disso, os filmes documentais são ótimos para entender mais os temas da atualidade.

Nesse sentido, selecionamos 5 filmes para discutir temas da atualidade no Brasil. Confira abaixo a nossa seleção!

Menina Pode Tudo – Machismo e Violência contra mulher na juventude 

O primeiro filme da nossa lista documental traz jovens mulheres de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Porto Alegre. Além dos depoimentos, o filme revela dados alarmantes da violência contra a mulher. A partir dele é possível discutir o machismo e casos de feminicídio no Brasil. 

Repense o Elogio 

Já o documentário Repense o Elogio expõe uma importante reflexão sobre como a criação de meninos e meninas no Brasil reflete na cultura e influencia atitudes machistas e/ou limitadoras do futuro de pessoas de ambos os gêneros. Assim, o filme mostra o abismo que há no tipo de elogio que usamos para meninas e meninos. O filme nos faz refletir sobre até que ponto os adjetivos podem “aprisionar”.

Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais

Esse documentário trata dos 30 anos do lançamento do livro Brasil Nunca Mais, um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. Apesar de retratar uma luta que “aparentemente” ficou no passado, como a tortura na época da Ditadura, a partir de Coratio podemos refletir como os direitos humanos ainda são violados no país, em especial entre a população negra.

O Elo Perdido – O Brasil que Pedalava

Um tema da atualidade caro ao Brasil é o da mobilidade urbana, então, O Brasil que Pedalava é indispensável para pensar sobre isso. Assim, o documentário mostra a realidade do país que prioriza carros e motos na rua. Além disso, aborda os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

Ser Tão Velho Cerrado

A questão da preservação do meio ambiente é cada vez mais urgente, principalmente por conta das constantes queimadas na Amazônia. Ser Tão Velho Cerrado aborda a preocupação com o fim do Cerrado em Goiás. Assim, retrata o diálogo entre moradores e donos de terra para a adoção de  novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Clique aqui para conferir mais dicas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.