4 monarquias constitucionais de atualidade

Atualmente, as 43 monarquias constitucionais do mundo são membros da Comunidade das Nações, uma organização de apoio intergovernamental de 53 nações chefiada pelo monarca em exercício do Reino Unido.

Alguns dos exemplos mais reconhecidos dessas monarquias constitucionais modernas incluem os governos do Reino Unido, Canadá, Suécia, assim como o Japão.

Já falamos aqui no Notícias Concursos sobre o que é uma monarquia constitucional e agora vamos listar os países que seguem esse modelo.

Reino Unido

Composto pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido consiste em uma monarquia constitucional. Nela, a rainha ou rei é o chefe de estado, enquanto um primeiro-ministro nomeado lidera o governo na forma do Parlamento britânico. Dotado de todos os poderes legislativos, o Parlamento é composto pela Câmara dos Comuns, cujos membros são eleitos pelo povo, e pela Câmara dos Lordes, composta por membros que foram nomeados ou herdaram seus assentos.

Canadá

Enquanto o monarca do Reino Unido também serve como chefe de estado, o povo canadense tem o governo de um primeiro-ministro eleito, assim como de um parlamento legislativo. No Parlamento canadense, a saber, a Câmara dos Comuns eleita pelo povo propõe todas as leis, as quais devem passar pela aprovação do Senado nomeado pela realeza.

Suécia

O rei da Suécia, enquanto chefe de estado, carece de qualquer poder político definido e desempenha um papel amplamente cerimonial. Todo o poder legislativo está investido no Riksdag, um corpo legislativo de câmara única composto por representantes eleitos democraticamente.

Japão

Na monarquia constitucional mais populosa do mundo, o imperador do Japão não tem nenhum papel constitucional no governo. Nesse sentido, relega-se a deveres cerimoniais. Criada em 1947 durante a ocupação dos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial, a constituição do Japão prevê uma estrutura de governo semelhante à dos Estados Unidos.

E então, você sabia de todas essas monarquias constitucionais atuais?

Não deixe de ler também – 4 filmes e séries sobre a monarquia britânica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.