4 livros ótimos para estudantes de vestibular

Essas obras ajudam no conhecimento de épocas diferentes

Sabia que dá para aliar literatura em sua preparação para o vestibular ou Enem? Trouxemos cinco títulos que certamente vão lhe ajudar muito!

1 – Persépolis

De: Marjane Satrapi

Livro em quadrinhos que conta a vida da autora, nascida no Irã, da infância até a fase adulta. A história narra diversos acontecimentos vivenciados por ela durante a Revolução Iraniana, em 1979.

É um dos livros mais interessantes para estudar o contexto histórico do Oriente Médio nessa época, e de uma forma bem leve. Afinal, é um HQ.

2 – 1808

De: Laurentino Gomes

O livro trata da vinda da família Real para o Brasil e todos os anos que a Coroa Portuguesa ficou em solo brasileiro. Conta, em detalhes, as transformações que ocorreram por aqui, assim como as consequências dessa estadia para a nossa construção cultural.

Sem dúvidas, história do Brasil é algo que nunca falta na prova de história do ENEM, então vale a dica para você adquirir ainda mais conhecimento sobre o tema.

Em nosso post 5 alusões históricas para ajudar na construção textual, também mostramos o porquê de estudar bastante sobre o período da realeza de Portugal no Brasil.

3 – O Diário de Anne Frank

De: Annelies Marie Frank

O livro foi escrito pela própria Anne Frank, uma jovem alemã e judia, que viveu escondida com sua família e outros judeus em Amsterdã por dois anos no período do Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.

Narra a história desse confinamento, bem como dois anos depois de sair dele, quando ela e o grupo com o qual vivia foram capturados e enviados a um campo de concentração. A data de sua morte é desconhecida, mas sabe-se que foi em 1945.

4 – Vidas Secas

De: Graciliano Ramos

O célebre livro, muito pedido em diversos vestibulares, também pode ser uma narrativa interessante aos que se preparam para o ENEM.

A trama conta a saga do retirante nordestino Fabiano e sua família – além da cadela Baleia, parte importante da história. O grupo decide não viver mais o sofrimento causado pela seca do sertão e parte em busca de uma vida melhor.

É uma obra excelente para entender as mazelas que o migrante nordestino passou e passa, não somente físicas, mas psicológicas também. Além da migração em si, ajuda a refletir sobre desigualdade social, exploração de minorias e início da ascensão do capitalismo.

Não deixe de ler também: Enem e vestibulares: 3 pontos que prejudicam os estudantes 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.