4 formas eficientes de estudar História

História é um daqueles assuntos “obrigatórios” que muitos estudantes descrevem como chatos e entediantes.

Entretanto, aprender a história pode se tornar algo divertido e emocionante, especialmente se você abordar a matéria da maneira certa.

George Santayana, um filósofo espanhol, disse que quem não aprende com a história está condenado a repeti-la.

O que acha então de descobrir novas formas de estudar essa importante disciplina?

1. Desenvolva ideias

A história é baseada em uma cronologia de eventos. A saber, a ordem em que os eventos ocorrem é central para o estudo da história. Consequentemente, é muito importante que suas anotações estejam em ordem cronológica.

Ao organizar suas anotações, divida-as por

  1. tópico
  2. anos
  3. décadas
  4. séculos

Logo após criar seu mapa mental, desenvolva as ideias e conexões que você vê agora em notas utilizáveis. Em seguida, complemente suas anotações com o que você aprendeu ao ler os materiais, assim como ao assistir às aulas.

2. Faça conexões

A história está cheia de fatos, eventos e detalhes. Na verdade, existem tantas informações para aprender e memorizar que às vezes pode parecer impossível.

Uma das chaves para estudar e aprender história é estabelecer conexões entre os fatos. A melhor maneira de fazer isso é começar desenvolvendo uma compreensão do quadro geral e, logo após, percorrer até os detalhes.

Durante os estudos, sempre tente colocar eventos, fatos, assim como detalhes dentro do contexto do quadro geral.

Afinal, como eles se encaixam? Por que eles são importantes para o que está acontecendo? Como eles apoiam a sequência de eventos que ocorrem? Não há nada que você não possa memorizar ou aprender se usar essa técnica.

3. Retenha de informações importantes

Ainda que seja recomendado estudar e aprender dados importantes dentro de uma compreensão contextual do quadro geral, às vezes são necessárias técnicas e estratégias para memorizar datas, nomes, assim como eventos importantes que você provavelmente verá em sua prova de história.

Nesses casos, os flashcards são uma excelente ferramenta para memorizar informações, melhorar a recordação e testar seu nível de retenção. Para criar um cartão flash, em um lado de um cartão 3 x 5, escreva um evento, data ou então um fato importante.

No lado oposto, escreva a definição, descrição ou explicação.

Leia mais – Como funcionam os flashcards para concursos

4. Assistir filmes

Isso mesmo! Assistir a filmes pode ser um método eficaz para aprender e estudar história. Há uma variedade de filmes e documentários por aí que retratam eventos históricos com precisão.

Infelizmente, alguns deles retratam eventos históricos, mas não são fiéis aos fatos históricos.

Um bom exemplo de filme fiel à história é “Lista de Schindler”, que retrata a Polônia ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, oferece um retrato histórico um tanto preciso.

Em contrapartida, “Coração Valente”, por mais comovente e divertido que seja, não é historicamente confiável.

E então, gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Não deixe de ler também – 10 filmes essenciais para você estudar História Geral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.