3 dicas de filmes sobre a luta de classes 

A luta de classes surge na Idade Média e envolve a classe trabalhadora e a burguesia no contexto da sociedade capitalista. 

Dessa maneira, ela pode ser compreendida como um fenômeno social de tensão que existe entre seres humanos de diferentes classes sociais. 

A luta de classes está presente no mundo todo e é uma peça fundamental para entender fenômenos, como por exemplo: 

A luta de classes poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acompanhe o artigo e fique ligado no assunto!

Parasita 

O filme retrata a vida de uma família extremamente pobre que vive em situações precárias. Entretanto, um dos membros da família começa a trabalhar para uma família de classe alta, como professor de inglês.

A partir daí, ele busca empregar seus pais e irmã na casa luxuosa, escondendo algumas informações. A obra busca retratar a relação entre dominadores e dominados, assim como as consequências e realidades distintas impostas pelo sistema capitalista na sociedade.

Expresso do Amanhã 

A obra busca mostrar uma nova temática sobre a luta de classes. No filme, um experimento climático acaba matando quase todas as pessoas da Terra. 

Todavia, alguns sobreviventes buscam abrigo em um trem que circula pelo mundo. Vivendo sob uma nova perspectiva de sociedade, uma classe social começa a se desenvolver dentro dos vagões, gerando diversos conflitos e reflexões sobre o sistema que o planeta vive.

As Golpistas 

O filme retrata a vida de strippers que vivem em condições precárias em uma boate. Sem condições financeiras de sustentar a si mesmas e suas famílias, as garotas começam a criar um plano estratégico para ganhar dinheiro de maneira ilegal. 

O longa busca mostrar um embate moral entre os fins e os meios, e como alguns indivíduos pertencentes a determinadas classes sociais, se submetem a condutas questionáveis para conseguirem ter condições de sobreviver em melhores situações. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre a luta de classes? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: quando o Governo deverá inserir novas pessoas no programa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.