3 bibliotecas mais deslumbrantes do mundo

Bibliotecas são lugares especiais. Assim como são um exemplo maravilhoso de um modelo de compartilhamento, consistem em parte essencial de muitas comunidades.

Mas além disso, muitos desses recintos podem chamar a atenção do público por sua estética e arquitetura. Não á toa que várias bibliotecas compõem as listas de pontos turísticos.

Além de seu design frequentemente requintado – que é aprimorado por uma abundância de livros – estão os santuários exclusivos que eles oferecem, funcionando como catedrais para os leitores locais, assim como turistas.

Embora ninguém precise de um espaço magnífico para desfrutar de um bom livro, as seguintes bibliotecas são, no entanto, alguns dos lugares mais bonitos do mundo para ler e simplesmente ‘ficar’.

Confira três das mais deslumbrantes bibliotecas do mundo!

Biblioteca da Abadia Beneditina de Saint Mang, Alemanha

Datada do século IX, a Abadia Beneditina de Saint Mang era um mosteiro. Foi convertida em uma igreja de estilo barroco no início de 1700 devido ao movimento da Contra-Reforma, que viu muitas igrejas católicas se converterem ao protestantismo em toda a Europa.

A coleção original de livros e manuscritos da biblioteca foi removida no início de 1800 depois que os príncipes de Oettingen-Wallerstein assumiram o controle da abadia após as guerras napoleônicas. Esses livros e manuscritos agora estão alojados na Universidade de Augsburg.

bibliotecas deslumbrantes alemanha

Biblioteca Tianjin Binhai, China

A Biblioteca Tianjin Binhai é muito mais nova do que a maioria das bibliotecas desta lista. Inaugurado em outubro de 2017, ele reside no centro cultural do distrito de Binhai em Tianjin, uma metrópole costeira fora de Pequim.

Sua característica mais atraente é um grande auditório esférico no centro, cercado por fileiras de estantes que – além de conter 1,2 milhão de livros – “funcionam como tudo, desde escadas até assentos”, de acordo com um comunicado à imprensa do escritório de arquitetura MVRDV. Os contornos das prateleiras também fluem ao longo de duas fachadas de vidro que ligam a biblioteca a um parque externo.

“As estantes são ótimos espaços para sentar e ao mesmo tempo permitem o acesso aos andares superiores”, afirma Winy Maas, cofundadora da MVRDV, em comunicado. “Os ângulos e as curvas têm como objetivo estimular diferentes usos do espaço, como ler, caminhar, se encontrar e discutir. Juntos, eles formam o ‘olho’ do edifício: ver e ser visto.”

bibliotecas deslumbrantes china

Biblioteca Strahov, República Tcheca

A Sala Teológica (retratada aqui) na biblioteca do Mosteiro Strahov de Praga foi fundada em 1679 e serve como um exemplo brilhante da exuberância e grandeza típicas do design barroco. A coleção inclui 18.000 livros focados em teologia, bem como muitos detalhes ornamentais importantes, como as cártulas de madeira entalhada com imagens indicando categorias de livros e os incríveis afrescos de teto pintados no século 18 por Siard Nosecký.

bibliotecas deslumbrantes rep tcheca


E então, gostou de conhecer essas maravilhas?

Não deixe de ler também – Fatos históricos sobre o Museu do Louvre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.