2º LOTE DA RESTITUIÇÃO DO IRPF: Como saber se tenho direito?

O segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física será pago hoje (30/06) e milhões de brasileiros aguardam receber o valor que foi pago além do Imposto de Renda deste ano. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas com relação ao direito de receber ou não essa restituição. Por isso, preparamos este guia com detalhes para que você possa fazer a sua consulta e, assim, verificar se receberá a restituição neste lote. Continue lendo!

Como saber se tenho direito ao 2º lote da restituição do IRPF?

Para saber se você tem direito ao 2º lote da restituição do IRPF, é bem simples. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse este link da Receita Federal;
  2. Preencha com os seus dados, como número do CPF e data de nascimento;
  3. Em seguida, verifique se você tem direito a receber o 2º lote da restituição do IRPF.

Apesar de serem poucos passos, é importante ficar atento: muitas pessoas têm tido dificuldades para conseguir fazer a consulta on-line. Isso ocorre porque o site pode estar sobrecarregado, com muitas pessoas acessando ao mesmo tempo. Por conta disso, se você encontrar dificuldades para o site carregar e fazer a sua consulta, saiba que é por conta da quantidade de acessos.

2º lote da restituição do IRPF
2º lote da restituição do IRPF é pago hoje. Imagem: Canva

Tenho direito a receber a restituição, mas ainda não recebi. Por que isso acontece?

Outra situação que pode acontecer com algumas pessoas que têm direito ao pagamento da restituição do Imposto de Renda é o fato de a transferência não acontecer na data estipulada. Nessas situações, podemos estar diante de fatores como:

  • A conta que você preencheu para receber a sua restituição, no momento em que fez a sua Declaração, é no nome de outra pessoa. Nesse caso, é importante que você altere para uma conta no seu nome, pois a restituição não é transferida para contas de terceiros. Caso tenha havido apenas um erro de digitação de conta, é só fazer a modificação do dado também.
  • Outra situação em que o pagamento pode ser “bloqueado” é o fato de a pessoa ter uma pendência na justiça. Nessa situação, o pagamento pode ficar retido até que a situação do cidadão seja restabelecida. Um exemplo de situações que se enquadram nesse caso é o fato de cidadãos que estão com o pagamento da pensão alimentícia atrasado, por exemplo.
  • Por fim, outra situação é o fato de que talvez você não vá receber no 2º lote da restituição do IRPF. Afinal, o pagamento ainda acontecerá em outros lotes e pode ser que a sua restituição seja paga nesses outros momentos.

Portanto, é importante que você verifique a sua situação especificamente, por meio da plataforma e-CAC. Além de entender o que pode estar acontecendo, é por meio da plataforma que você poderá retificar informações que foram preenchidas de forma equivocada. Assim, poderá reorganizar os seus dados e garantir que, nos demais lotes, a sua restituição possa ser paga corretamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.