2º edição do Revalida de 2022: Inscrições começam hoje; veja como fazer

A primeira etapa da segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2) tem inscrições a partir desta terça-feira (21)

A primeira etapa da segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2) tem inscrições a partir desta terça-feira (21). De acordo com o edital do programa, os interessados poderão se inscrever até a próxima segunda (27/06).

Antes de mais nada, é importante destacar que o Revalida é um Exame voltado para profissionais graduados em instituições estrangeiras que querem ter seus diplomas reconhecidos no Brasil.

Revalida 2022/2

O exame Revalida deste ano será aplicado no dia 7 de agosto. As provas acontecerão nas seguintes localidades:

  • Brasília (DF)
  • Campo Grande (MS)
  • Curitiba (PR)
  • Porto Alegre (RS)
  • Recife (PE)
  • Rio Branco (AC)
  • Salvador (BA)
  • São Paulo (SP)

Clique aqui para acessar a Página do Participante.

O candidato, para participar desta primeira etapa, deverá ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. O valor cobrado para a taxa de inscrição é de R$ 410. O pagamento deverá ser efetuado até 30 de junho, em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

O INEP esclareceu os requisitos necessários para participar do exame.

“A pessoa interessada em realizar o exame deve ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do documento, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016. Qualquer outro documento não substitui o diploma solicitado”, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No ato da inscrição, o participante do Revalida deverá indicar a cidade onde deseja fazer a prova, bem como anexar o diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira. Ademais, o candidato também deverá informar a data de nascimento e o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

“Os dados pessoais informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal do Brasil, não sendo aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita”, alertou o Inep.

Avaliações do Revalida

O Revalida tem o objetivo de avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame ocorre desde 2011 pelo INEP.

O exame, conforme informado anteriormente, é voltado aos que obtiveram diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Etapas

De acordo com as regras do INEP, o exame Revalida conta com etapas teóricas e práticas. Para isso, são abordados assuntos, de maneira interdisciplinar, a respeito das cinco grandes áreas da medicina:

  • clínica médica
  • cirurgia
  • ginecologia e obstetrícia
  • pediatria e
  • medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para participar da segunda etapa, o candidato precisa ter sido aprovado na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

Provas e resultados

Segundo o cronograma, as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 7 de agosto. O edital especifica ainda que a prova desta 1ª etapa consiste na avaliação teórica.  A divulgação do resultado final da 1ª etapa está prevista para o dia 7 de outubro. Os candidatos aprovados estarão aptos a realizar as provas da 2ª etapa.

MEC altera adesão das instituições ao ProUni 2022/2

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.