13° salário do INSS: 2ª parcela será liberada em poucos dias
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a pagar a segunda parcela do 13º salário aos seus segurados a partir do dia 25 de maio.
O Governo vai começar a pagar a segunda parcela do 13º salário do INSS aos seus segurados a partir do dia 25 de maio.
Primeiramente, como de costume, os repasses serão iniciados com aqueles que recebem um salário mínimo e depois para os que ganham um valor superior.
Antecipação do salário extra
O Governo Federal está antecipando pela terceira vez consecutiva os pagamentos do 13º salário do INSS. A medida está sendo aderida desde de 2020, quando a pandemia da Covid-19 teve início. Todavia, a justificativa para o adiantamento atual está na crise econômica do país.
Vale lembrar que a segunda parcela corresponde a metade do valor do benefício mensal do segurado. No entanto, esta parcela pode vir com desconto do Imposto de Renda, caso o beneficiário seja declarante.
13° salário do INSS: Calendário
A princípio, o Governo Federal liberou o pagamento do 13º salário no mês de março. No entanto, a medida anunciada não é uma novidade. Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.
Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do 13º salário do INSS.
Logo, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. Desde já, o cronograma de pagamentos leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Por fim, vale ressaltar que atualmente, a autarquia beneficia cerca de 36 milhões de pessoas, sendo que 60% recebem apenas um salário mínimo. Veja quem tem direito ao salário extra:
- Aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão.
Consulta ao 13º salário do INSS
Seja como for, os segurados podem consultar as informações do benefício do INSS através dos seguintes canais:
- Central de atendimento, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Site Meu INSS;
- Por fim, o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Quem tem direito?
Antes de mais nada, de acordo com as regras oficiais do 13º salário do INSS , podem receber o 13º salário do INSS em 2022 os segurados que recebem qualquer um dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria por: idade, tempo de contribuição, invalidez e especial
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão.
Logo, vale destacar que não terão direito aos valores, os beneficiários de programas assistenciais, como, por exemplo, os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).