127 mil estudantes já renegociaram as dívidas do Fies em março

O Ministério da Educação (MEC) abriu em no dia 7 de março o prazo para renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais de 127 mil estudantes inadimplentes já acessaram a renegociação proposta pelo governo federal através da medida provisória (MP) nº 1.090.

De acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), dados coletados até 30 de março revelam que cerca de 10% dos beneficiários inadimplentes resolveram suas pendências. Cerca de R$ 105 milhões já foram pagos aos agentes financeiros do Fies, que são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Renegociação segue aberta até agosto deste ano

De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal, os estudantes que têm contratos firmados até 2017 com pagamentos em atraso em mais de 90 dias têm até 31 de agosto para renegociar as dívidas.

Desse modo, ao todo, 1,3 milhão de beneficiados poderão renegociar suas dívidas com o Fies. A MP prevê parcelamento em até 150 vezes ou desconto de 12% para pagamento à vista, com isenção de juros e multas para contratos com atraso no pagamento entre 90 e 360 dias. 

Já aqueles com atraso de mais 360 dias terão desconto de 92% do saldo devedor para inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021 e de 86,5% para os demais. Além disso, os estudantes com esse tempo de atraso podem parcelar o saldo devedor em até 10 vezes.

Para renegociar as dívidas, os estudantes devem procurar os agentes financeiros do Fies com os quais têm contrato (Caixa ou Banco do Brasil). De acordo com os agentes, os novos contratos podem ser simulados por meio de seus aplicativos.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB libera lista da 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.