Como melhorar as habilidades de compreensão da leitura

A capacidade de ler é uma das ferramentas mais poderosas que professores e pais podem oferecer aos alunos. A alfabetização está fortemente relacionada com o futuro sucesso econômico e profissional.  Nesse sentido, trabalhar a compreensão da leitura surge como algo essencial.

A educação infantil e fundamental oferece uma oportunidade importante para quebrar este ciclo de dificuldades econômicas. E enquanto a mecânica de leitura e escrita são blocos de construção essenciais, a compreensão da leitura permite que os alunos vão além da decodificação para a compreensão e o prazer.

Processo para melhorar a compreensão da leitura

Existem também etapas que os alunos podem realizar para melhorar suas habilidades de compreensão de leitura. A primeira etapa, a mais básica, é melhorar as habilidades gerais de leitura.

Ajude os alunos a selecionar livros sobre tópicos de seu interesse e incentive-os a ler pelo menos 20 minutos por dia. Tudo bem se eles quiserem começar com livros abaixo de seu nível de leitura. Isso pode ajudar os alunos a se concentrarem no que estão lendo, em vez de decodificar textos mais desafiadores, e melhorar sua confiança.

Em seguida, incentive os alunos a parar de vez em quando e resumir o que leram, mentalmente ou em voz alta com um colega de leitura. Eles podem querer fazer anotações ou usar um organizador gráfico para registrar seus pensamentos.

Lembre os alunos de obter uma visão geral do que lerão, lendo primeiro os títulos e subtítulos dos capítulos. Por outro lado, os alunos também podem se beneficiar folheando o material depois de lê-lo.

Os alunos também devem tomar medidas para melhorar seu vocabulário. Uma maneira de fazer isso sem interromper o fluxo da leitura é anotar palavras desconhecidas e procurá-las depois que terminarem o tempo de leitura.

E então, você gostou das sugestões?

Não deixe de ler também – 4 atividades de leitura independente para alfabetização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.