Inteligência Artificial: Google testa marca d’água para sinalizar imagens criadas com a tecnologia

Ícone ficará invisível para o olho humano

As ferramentas de Inteligência Artificial  tem se desenvolvido rapidamente. Com a tecnologia é possível fazer perguntas, gerar textos, imagens, softwares, e muito mais. Todavia, há uma grande discussão em andamento pelo fato de que ela pode substituir humanos nas mais variadas tarefas, o que tem gerado muitos temores.

Uma das atividades que tem sua utilidade discutida, são as imagens “deep fake”. Elas se desenvolveram bastante e atualmente é quase impossível diferenciá-las de um trabalho realizado por uma pessoa, e não por um robô de Inteligência Artificial. A princípio, o Google apresentou um novo recurso para combater essa questão.

Analogamente, para que uma pessoa possa distinguir uma imagem criada através da Inteligência Artificial ou por uma pessoa, o Google criou uma marca d’água sinalizando que ela foi produzida através desse tipo de tecnologia. De fato, essa nova identificação foi desenvolvida pela Deepmind, e se chama SynthID.

O funcionamento da Synth ID é bastante simples, ela integra algumas mudanças individuais nas imagens escolhidas, para que a marca d’água seja invisível a olho humano. No entanto, computadores poderão visualizá-las. De acordo com a DeepMind, o novo sistema não é indefectível contra a manipulação das imagens.

Marca d’água do Google

Ademais, a grande preocupação da utilização da Inteligência Artificial na criação de imagens é a de que com a evolução da tecnologia, ficará cada vez mais difícil saber qual é real e qual foi gerada de maneira artificial. A tecnologia que possibilita a criação de imagens se tornou um sucesso, como a Midjourney, por exemplo.

Desse modo, é conveniente salientar que a Midjourney possui atualmente, cerca de 14,5 milhões de usuários em todo o mundo. Através de sua ferramenta de Inteligência Artificial, é possível criar imagens rapidamente, em segundos. Para tal, só é necessário que a pessoa entre na plataforma e insira as devidas instruções.

Por essas e outras razões, tem se discutido bastante a utilização da tecnologia e questões relacionadas aos direitos autorais e de propriedade. O Google já desenvolveu seu próprio gerador de imagens através da Inteligência Artificial, chamado Imagen. O gerador de marca d’água atua diretamente na ferramenta.

Pode-se dizer que a marca d’água é um ícone ou um tipo de texto adicionado a uma imagem para que se mostre a sua propriedade, ou seja, quem a criou. Em suma, o objetivo principal é o de combater as cópias e sua utilização sem a devida permissão. Elas estão em diversos logotipos espalhados na internet.

Inteligência Artificial - Imagens
Inteligência Artificial – Imagens/Fonte: pixabay

Inteligência Artificial geradora de marca d’água

Dessa maneira, podemos citar como exemplo da utilização de marca d’água nas imagens o logotipo da BBC News, que apresenta um ícone de identificação e de direitos autorais em seu canto inferior esquerdo. No entanto, quando é uma imagem gerada pela Inteligência artificial, pode-se cortá-las ou editá-las facilmente.

Aliás, vale ressaltar que atualmente é bastante comum que empresas de tecnologia utilizem de uma técnica chamada de hashing para criar a chamada “impressão digital” de vídeos com conteúdo abusivo. Sendo assim, é possível identificar esse tipo de mídia, e removê-la da internet rapidamente, caso se tornem virais.

Entretanto, é necessário observar que é possível remover o hashing do vídeo cortando-o ou editando-o. O novo sistema do Google, cria uma marca d’água invisível para as imagens criadas pela Inteligência Artificial. Com ela, as pessoas poderão utilizar um software que irá permitir identificá-las sem maiores problemas.

Dessa forma, será possível conferir se foi uma pessoa ou a Inteligência Artificial quem produziu a imagem. De acordo com Pushmeet Kohli, chefe de pesquisa da DeepMind, as alterações na imagem são bastante sutis. Enfim, nada irá mudar para as pessoas, visto que elas não poderão visualizar a sua identificação.

Identificação de imagens

Diferentemente do hashing, mesmo se houver o corte ou a edição da imagem, o software da DeepMind irá identificar a marca d’água, indicando sua geração através da Inteligência Artificial. Pode-se mudar sua cor, alterar o contraste, redimensioná-la, mesmo assim será possível verificar a sua autoria.

Em conclusão, esta ferramenta ainda está em fase experimental. A DeepMind observa a sua utilização por seus usuários, em busca de um maior entendimento da potencialidade da nova ferramenta desenvolvida. Outras companhias também tem desenvolvido uma marca d’água para imagens de Inteligência Artificial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.