WhatsApp vai avisar quando compartilhar informações de usuários com empresas

App está desenvolvendo um novo recurso para tornar mais claro quando dados são compartilhados em conversas com empresas

Nas últimas semanas, o WhatsApp tem se esforçado para apresentar melhorias que mantenham os usuários informados sobre como a privacidade é protegida e preservada no app, ao mesmo tempo que garante a transparência nos serviços que oferece. Com atualização 2.23.19.15 do WhatsApp beta para Android, que traz um recurso para facilitar a verificação automática se os usuários estão em uma conexão segura, também foi possível descobrir outras funcionalidades que estão sendo trabalhadas.

Segundo o portal WABetaInfo, site especializado em notícias sobre o WhatsApp, aplicativo agora está trabalhando em novos indicadores para deixar mais evidente quando determinados bate-papos de empresas colaboram com o Meta. O recurso trouxe alguma preocupação sobre a privacidade dos dados de quem usa o app. 

whatsappA captura de tela ao lado, feita pelo site, mostra novas setas que indicam quando determinados chats de empresas podem compartilhar informações muito limitadas com o Meta sobre interações específicas na conversa, a fim de aprimorar a experiência do usuário. 

Na realidade, esses serviços da Meta já são usados por algumas contas empresariais há algum tempo para fornecer soluções avançadas aos usuários. Agora, parece que o compromisso do WhatsApp é tornar mais transparente para os usuários quando uma empresa implementa esses serviços, adicionando um evento de mensagem à conversa, juntamente com uma tela de introdução. 

O que o Meta está compartilhando 

Detalhes sobre informações específicas compartilhadas com o Meta são atualmente muito limitados, pois o recurso está em desenvolvimento, mas o portal aponta que a empresa pode obter informações quando ocorrem alguns eventos. Por exemplo, quando um usuário abre um chat do WhatsApp clicando em um anúncio no Facebook ou Instagram. 

Na verdade, o novo indicador pode aparecer em chats com determinadas empresas que criaram um anúncio no Facebook e Instagram, e quando o botão Click-To-WhatsApp estiver presente. O site não descarta a possibilidade de aparecerem em outras situações, como quando os usuários enviam feedback sobre um negócio ou interagem com uma oferta conforme mencionado na captura de tela, mas ainda é cedo para dizer.

LEIA MAIS: WhatsApp não funcionará NESTES aparelhos a partir de hoje; veja se o seu celular está na lista 

Quando um chat de com uma empresa puder compartilhar informações limitadas com a Meta, o WhatsApp sempre apresentará um aviso na conversa notificando os usuários de que isso pode acontecer. Os usuários podem escolher se desejam prosseguir, o que significa que interagir com essas empresas é sempre opcional. 

O WhatsApp também pretende oferecer aos usuários uma melhor experiência com esse recurso, disponibilizando mensagens mais relevantes, como mensagens promocionais criadas por empresas. Além disso, ajudará a Meta a entender como as empresas podem reduzir o spam enviando conteúdo menos intrusivo. 

Privacidade protegida  

O WhatsApp garante que a possibilidade de compartilhamento de dados de empresas com a Meta não afeta a privacidade do usuário, os bate-papos pessoais com amigos e familiares e a política de privacidade. Além disso, este indicador em algumas conversas com empresas não implica que a Meta possa ler mensagens compartilhadas na conversa porque: 

  • As mensagens ainda são criptografadas de ponta a ponta para bate-papos com pequenas e médias empresas, impossibilitando que qualquer pessoa fora da conversa leia essas mensagens. 
  • As mensagens com empresas que usam provedores de nuvem ainda são protegidas por um serviço seguro da Meta ou de empresas externas, mas podem ter políticas específicas sobre como gerenciam as mensagens dos usuários com a empresa. Os usuários devem sempre perguntar à empresa quais são suas práticas de privacidade. 

Mesmo que sua privacidade seja sempre preservada em qualquer caso, os usuários ainda podem não se sentir confortáveis com o fato de que, quando determinados eventos ocorrem nessas conversas com empresas, informações limitadas sejam compartilhadas com a Meta. 

Nesse caso, é importante observar que os usuários estão sempre no controle de suas conversas e podem denunciar e bloquear tais chats comerciais a qualquer momento. Além disso, cabe aos usuários decidir se desejam interagir com essas empresas, pois isso é totalmente opcional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.