Há pouco tempo, o WhatsApp lançou a atualização 23.10.0.70 para a versão beta do aplicativo para iOS e que inclui diversos novos recursos. Os beta testers, como são chamados os usuários com acesso a esse aplicativo, já estão aproveitando algumas funções que antes só estavam disponíveis para outros sistemas operacionais.
LEIA MAIS: O que o WhatsApp tem feito para o iPhone
Há quatro novos recursos lançados ao mesmo tempo, que são:
Silenciar chamadas desconhecidas: o WhatsApp está finalmente oferecendo aos usuários um novo recurso de privacidade que permitirá que eles tenham mais controle sobre as chamadas recebidas, silenciando as chamadas desconhecidas. É possível ativar esse recurso em Configurações do WhatsApp > Privacidade > Chamadas. Esta é uma ótima ferramenta que também ajudará os usuários a limitar as chamadas de spam.
Menções de grupos: os administradores de comunidade agora podem mencionar grupos que pertencem à comunidade dentro do grupo de anúncios, para destacá-los ainda mais ao enviar uma mensagem aos membros.
Ponto de entrada da comunidade: um novo botão é colocado no cabeçalho dos grupos de anúncios da comunidade, permitindo que qualquer pessoa abra um dos grupos vinculados à comunidade diretamente. Além disso, o criador da comunidade pode criar um grupo rapidamente a partir do menu que aparece ao tocar nesse botão.
Edição de mensagens: alguns usuários podem finalmente editar suas mensagens de texto 15 minutos após o envio. Esse limite foi definido para manter a integridade da conversa para que as mensagens não possam ser modificadas a longo prazo, pois o recurso de edição de mensagens visa apenas corrigir eventuais erros de digitação. Além disso, é possível editar uma mensagem um número ilimitado de vezes, mas não é possível editar uma mensagem enviada de um dispositivo diferente. Outras melhorias para esse recurso estão planejadas para uma atualização futura do aplicativo.
Novo recurso já disponível para todos
Enquanto essas novas funções ainda são testadas antes de serem disponibilizadas para todos os usuários de iPhone, quem baixou a atualização 23.9.77 para o app oficial do WhatsApp para iOS já deve ter percebido uma novidade: a interface aprimorada ao carregar visualizações de link.
Ao usar esse recurso, os usuários podem experimentar uma experiência melhor ao compartilhar links graças a um novo indicador de carregamento. Anteriormente, os usuários não tinham indicação do status de carregamento da visualização, resultando em tempo de espera desnecessário. Graças à interface de visualização de link atualizada, os usuários sabem quando uma visualização está sendo carregada e quando está disponível.
A descrição oficial da atualização também menciona sobre enquetes em que os usuários podem optar por limitá-las a apenas uma opção.
Novidade em testes para comunidades
Outra novidade em testes é um recurso de navegação na comunidade. Com esse recurso, o WhatsApp oferece aos usuários um novo sistema de organização para oferecer uma melhor maneira de navegar por seus grupos dentro da lista de bate-papo. A novidade apareceu na atualização 23.9.0.76 do WhatsApp beta para iOS, conforme divulgou o site WABetaInfo, especializado em informações sobre os testes com o mensageiro.
Como você pode ver nesta captura de tela feita pelo site, o WhatsApp planeja trazer uma nova barra de ferramentas no topo da lista de bate-papo no futuro, onde todas as suas comunidades e as que você ingressou estarão visíveis. Graças a esse recurso, todos os seus grupos serão listados em suas respectivas comunidades ao selecionar uma guia.
Este é mais um recurso desenvolvido para fornecer aos usuários uma maneira melhor de visualizar uma lista de seus grupos, pois todos os grupos que pertencem a uma comunidade serão filtrados na lista de bate-papo quando sua guia de comunidade principal for selecionada.
Com essa função, um selo azul aparece sobre o ícone da comunidade quando você recebe uma mensagem de um determinado grupo vinculado a uma comunidade para que se tenha mais controle sobre as mensagens recebidas das comunidades.
Além disso, observe que esse recurso é limitado a grupos vinculados a uma comunidade, portanto, os grupos que não pertencem a uma comunidade não ficarão visíveis na nova barra de ferramentas.