WhatsApp libera função que permite colocar tempo de duração em mensagens
Essa nova função vai permitir que o usuário configure o aplicativo para que as mensagens enviadas em novos chats sejam apagas automaticamente após 24 horas, 7 dias ou até 3 meses. Vale ressaltar que a ferramenta é opcional.
Atenção, brasileiros! O WhatsApp anunciou a função de ‘mensagens temporárias’, que agora pode ser ativada como padrão em novas conversas iniciadas na plataforma de mensagens.
Veja também: WhatsApp: função de ocultar “visto por último” será padrão
Com a nova função, o usuário pode configurar o aplicativo para que as mensagens enviadas em novos chats sejam apagas automaticamente após 24 horas, 7 dias ou até 3 meses. Vale ressaltar que a ferramenta é opcional.
Para habilitá-la, basta entrar nas configurações do mensageiro, na opção “Privacidade das Definições”. Feito isto, você poderá definir por quanto tempo as mensagens poderão ser visualizadas.
Ao ativar a função, o aplicativo mandará uma notificação para os destinatários das mensagens, informando que a visualização do conteúdo será temporária.
Segundo o gerente de produto do WhatsApp, Zafir Khan, “De certa forma, isso elimina o climão que às vezes pode surgir quando você habilita essa configuração, se eu o ativar num chat hoje, fica aquela dúvida no ar: ‘por que você está ativando isso? ’. Mas agora, se estiver ligado para a minha conta, as pessoas saberão que é assim que eu prefiro me comunicar em geral”, disse.
Todavia, é possível que apenas alguns contatos ou grupos sejam configurados com a opção de mensagens temporárias.
“Na vida real, você raramente conversa com alguém segurando um gravador, queremos trazer para o WhatsApp a liberdade de saber que você pode ter uma conversa com alguém e ela não vai ficar registrada para sempre”, disse Will Cathcart, chefe geral do WhatsApp.
Lançamentos do WhatsApp em 2021
Veja alguns recursos já liberados aos usuários este ano:
- Arquivo permanente de conversas: a funcionalidade cria um arquivo para conversas não tão importante. Ela possibilita que o usuário não acesse grupos e contatos indesejados, sobretudo os que já estão silenciados.
- Mensagens, vídeos e fotos que se autodestroem: agora, mensagens de textos e de mídia são autodestrutivas. Os usuários podem fazer envios que somem após um determinado período, entre 24 horas e 90 dias depois do enviado. Além disso, ainda há a opção de fotos e vídeos que permitem apenas uma visualização.
- Áudios acelerados: a função permite que os usuários acelerem as mensagens de voz recebidas nas velocidades 1,5x a 2x. Na reprodução de um áudio, é possível adiantar o arquivo na sua metade.
- WhatsApp Pay: a novidade permite realizar pagamentos via WhatsApp em parceria com bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Nubank. Basta o usuário adicionar um cartão de débito na carteira digital do mensageiro para começar a realizar as transações no próprio chat da conversa com o destinatário.
No que se refere aos lançamentos previstos para 2022, confira a lista a seguir:
- Nova versão para Windows e macOS;
- Envio de imagem na forma de figurinha;
- Emoji e figurinha como foto de grupos;
- Novos formatos de grupos (semelhante ao Telegram);
- Avaliação de atendimento e mais.