Em 2021, o WhatsApp foi fiel ao seu objetivo de proporcionar as melhores experiências aos seus usuários, uma vez que implementou uma série de funcionalidades. Para 2022, a intenção não é diferente. Confira a seguir sete novidades que serão implementadas na plataforma.
Confira 7 mudanças que vão ocorrer no Whatsapp em 2022
- Conexão múltipla de dispositivos
A função permitirá que uma mesma conta seja acessada em mais de um dispositivo (sendo computadores) sem que o aparelho central (celular) esteja conectado à internet. Ao vincular o telefone a primeira vez no PC, o histórico de chats será sincronizado. Com isso, poderá utilizar o whatsapp no computador mesmo que seu celular esteja desconectado ou desligado.
- Comunidades
As comunidades serão como subgrupos vinculadas a grupos maiores. Neste caso, em um grupo de turma escolar, por exemplo, será possível criar uma comunidade para os alunos que participam somente de uma disciplina específica, tendo o administrador mais controle do fluxo de mensagens e organização.
- Criptomoedas
Em parceria com a Novi (carteira digital do Facebook/Meta), o WhatsApp permitirá que usuários recebam e enviem criptomoedas nos Estados Unidos. A intenção é expandir a possibilidade de transferência para mais países, fazendo com que as transações sejam internacionais.
- Transcrição de áudios
O recurso possibilitará que os usuários transcrevam áudios em situações que estão impossibilitados de escutar a mensagem de voz ou caso sejam deficientes auditivos. O conteúdo ficará salvo no banco de dados da conta do WhatsApp. Até o momento os testes só estão disponíveis para aparelhos iOS.
- Reações de mensagens
A funcionalidade similar a do Facebook, Messenger e Instagram permitirá que o usuário reaja a mensagens específicas utilizando os emojis disponíveis no dispositivo.
- Atalho para respostas rápidas
O WhatsApp adicionou um atalho de respostas rápidas para os usuários que participam do programa de testes. A nova opção substitui o antigo atalho “/”, mas ainda não tem previsão de ser implementada na versão estável do mensageiro.
- Administradores poderão deletar mensagens
Para dar mais controles aos administradores de grupos, o WhatsApp está testando uma função que permite os gerenciadores a apagar qualquer mensagem enviada no chat do grupo, sendo dele ou de outro integrante.
Quais outras mudanças podem ocorrer?
Mais mudanças também poderão ocorrer no aplicativo do Whatsapp em 2022:
- Visualização única
O recurso permite que os usuários enviem fotos e vídeos para os seus contatos permitindo uma única visualização. Desta forma, quando for enviar a mídia basta tocar no número “1” dentro de um círculo fragmentado na barra de edição.
- Ouvir áudio antes de enviar
Para evitar os equívocos nos áudios, o mensageiro lançou uma ferramenta que permite o usuário reproduzir a sua gravação antes de enviá-la. Basta colocar a mensagem de voz para ser gravada no modo “mãos livres”, desta forma, toque no ícone de stop e escute o seu áudio antes de enviá-lo ou exclui-lo.
- Novo arquivo
O Novo Arquivo trata-se de uma funcionalidade que permite arquivar chats de forma permanente no mensageiro. Por meio dela é possível desarquivar as conversas de forma automática quando uma nova mensagem é recebida. Além disso, a opção silencia as notificações dos chats arquivados e reúne as conversas em uma única pasta.
- Áudio acelerado
A função de acelerar áudios é um sucesso. Com ela, o usuário consegue ouvir o áudio completo por um tempo inferior a duração da mensagem de voz original. Isso porque, é possível acelera-lo em 1,5x ou em 2x.