Já parou para pensar se você é um chefe tóxico? Afinal, muito se ouve falar sobre ambiente tóxico no trabalho, mas nem sempre imaginamos que nós mesmos podemos ser os causadores desse tipo de problema, concorda?
Pensando nisso, fizemos este guia com algumas considerações que podem ajudar você a detectar esse problema. Acompanhe e fique por dentro!
Mas afinal, será que você é um chefe tóxico? Abaixo listamos sinais que podem deixar esse tipo de, digamos, “diagnóstico”, mais claro e preciso. Veja:
Você pratica a escuta ativa com os seus subordinados, ou percebe que tem certa dificuldade para prestar atenção no que os outros falam? Pense um pouco sobre isso.
Às vezes, você nem se dá conta de que fica “viajando” nos seus pensamentos enquanto os liderados falam. Cuidado.
Aconteceu um problema na empresa, mas você é sempre o último a saber… Isso ocorre de forma recorrente? Bem, essa situação pode denunciar uma insegurança dos liderados para com você. Afinal, eles têm “medo” da sua reação autoritária.
As pessoas mudam o semblante, o comportamento e até o tom de voz quando você aparece? Os seus liderados demonstram desconforto e comportamentos de quem está intimidado? Pense sobre isso!
Pode ser que a forma como você se comunica e impõe tarefas está deixando as pessoas com um medo real da sua presença.
Quando um liderado vem lhe contar alguma coisa negativa, qual a sua reação? Saiba que você é um chefe tóxico se costuma aumentar o tom de voz, por conta do humor negativo do momento.
Afinal, não, não é normal aumentar o tom de voz com os seus liderados. Isso pode ser visto como abusivo e humilhante!
Você saberia apontar quais são os atributos e habilidades da cada um dos integrantes da sua equipe? Ou você sequer tem ideia do que eles sabem fazer bem?
Se você não se atenta às habilidades de cada um, pode estar delegando tarefas de uma forma que provoca sobrecarga no trabalho, além de desmotivação.
Quando você observa os seus próprios comportamentos, expressões faciais e formas de se comunicar, você percebe que aparenta estar mal humorado? Se sim, saiba que esse comportamento pode dar a entender que você é um chefe tóxico. Fique de olho na sua postura!
A rotatividade dos colaboradores é uma realidade muito intensa no seu setor? Bem, pode ser que as pessoas estejam partindo em busca de uma liderança mais saudável!
Fique atento aos sinais e procure se policiar para não ser o tipo de líder que você mesmo não gostaria de ter.