Você conhece a ONIOMANIA? Saiba a hora de parar com a dependência por compras

A oniomania, também conhecida como dependência por compras, é um transtorno que afeta cerca de 5% da população mundial. Essa condição gera não apenas prejuízos financeiros, mas também transtornos emocionais significativos. Nos últimos anos, o problema tem se intensificado e se tornou ainda mais comum com o advento das redes sociais e das compras online.

O que é oniomania?

A oniomania é um transtorno caracterizado pela compulsão incontrolável por compras. Pessoas que sofrem desse distúrbio sentem uma necessidade irresistível de comprar, independentemente de suas condições financeiras ou das consequências negativas que essa prática pode trazer para suas vidas. A compra em si gera um prazer momentâneo, mas logo é substituído por sentimentos de culpa e arrependimento.

Causas da oniomania

As causas da oniomania podem ser de origem genética ou comportamental. Algumas pessoas têm predisposição genética para desenvolver esse transtorno, enquanto outras são influenciadas pelo meio em que vivem. Em muitos casos, a oniomania está associada a problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima. Além disso, a pressão social e o bombardeio de propagandas nas redes sociais e na internet podem contribuir para o desenvolvimento da compulsão por compras.

Impactos na saúde

A oniomania pode ter impactos significativos na vida das pessoas afetadas. Financeiramente, a compulsão por compras pode levar a dívidas crescentes, acúmulo de objetos desnecessários e dificuldades para lidar com despesas básicas. Além disso, a oniomania pode causar problemas emocionais, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e isolamento social. Relacionamentos pessoais e profissionais também podem ser afetados, uma vez que a pessoa tende a dedicar menos tempo e recursos a outras áreas de sua vida.

Influência das redes sociais e compras online

Nos últimos anos, as redes sociais e as compras online têm desempenhado um papel significativo no aumento da oniomania. O Instagram, por exemplo, pode ser especialmente prejudicial para pessoas com compulsão por compras, devido à facilidade e rapidez de uso. O conteúdo produzido por influenciadores digitais promove constantemente produtos, levando as pessoas a um ciclo vicioso de consumo. Além disso, as redes sociais oferecem a possibilidade de deixar os dados do cartão de crédito gravados, facilitando ainda mais o processo de compra impulsiva.

Tratamento da oniomania

O tratamento da oniomania envolve uma abordagem multidisciplinar, que inclui psicoterapia, suporte psiquiátrico e educação financeira. A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento desse transtorno, ajudando as pessoas a identificar e enfrentar os gatilhos emocionais que desencadeiam a compulsão por compras. Além disso, a medicação pode ser prescrita para tratar sintomas associados, como ansiedade e depressão.

Reconhecendo os sinais de alerta

É importante estar atento aos sinais de alerta que indicam a presença da oniomania. Alguns desses sinais incluem:

  • Sentir uma necessidade incontrolável de comprar, mesmo quando não há recursos financeiros para isso;
  • Dificuldade em resistir a promoções, descontos e ofertas tentadoras;
  • Sentimentos de culpa e arrependimento após fazer uma compra;
  • Esconder compras e evitar falar sobre o assunto com outras pessoas;
  • Priorizar as compras em detrimento de outras áreas importantes da vida, como trabalho, relacionamentos e saúde.

Quando buscar ajuda?

Se você ou alguém que você conhece apresenta sinais de oniomania, é fundamental buscar ajuda profissional. A oniomania é um transtorno que pode ter consequências graves, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Um psicólogo especializado em terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a identificar e tratar a oniomania, proporcionando estratégias eficazes para lidar com a compulsão por compras.

A oniomania é um transtorno sério que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Com o avanço das redes sociais e das compras online, a compulsão por compras tem se intensificado e causado prejuízos significativos na vida das pessoas afetadas. Reconhecer os sinais de alerta, buscar ajuda profissional e adotar estratégias eficazes são passos importantes para superar a oniomania e retomar o controle sobre a vida financeira e emocional. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esse problema, não hesite em buscar ajuda. A recuperação é possível e o primeiro passo é buscar apoio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.