Visual, Auditivo, ou Cinestesico? Qual seu tipo de Memoria?

Tipos de memória

A receptividade de informações é cada vez maior, mas quanto mais informações chegam, menos apreendemos o conteúdo. Sendo assim, se faz importante conhecer a memória que temos para, então, absorvemos tudo aquilo que nós é repassado.

Saber qual é o seu tipo de memória te ajudará a ter uma inteligência emocional mais refinada, e você conseguirá encontrar os seus pontos fortes e os pontos fracos. Além disso, você pode ter um momento de estudo mais produtivo, seja para um concurso público, ou mesmo, uma simples leitura.

Os tipos de memórias mais abrangentes são:

Visual: Através dessa memória, as pessoas que são visuais memorizam as coisas por meio de imagens, como, gráficos, formulas, diagramas, imagens em textos.

Neste tipo de memória a imagem é fundamental, sendo assim, é necessário que o ambiente de leitura seja o mais silencioso possível para não atrapalhar a captação das imagens.

Um exemplo prático disso, é: quando um estudante precisa grifar todas as suas anotações para conseguir prestar atenção naquilo que está sendo escrito. Aqui, importante frisar, que a escrita também faz parte da memória visual. Quem tem essa memória precisa escrever o que está ouvindo para apreender o conteúdo.

Auditivo: Por meio dessa memória, as pessoas denominadas auditivas absorvem melhor os conteúdos com o auxílio de áudios, desde uma simples conversa, até vídeo aulas, sendo necessário frisar que neste tipo de aprendizagem os ruídos inoportunos não estão inclusos.

Sendo assim, uma pessoa com memória auditiva precisa de um lugar tranquilo para estudar seus áudios. E, se estiver em uma situação de estresse, ouvir músicas calmas também auxiliam.

Memória Cinestésica:  Nesse tipo de memória, talvez um pouco menos conhecida, as pessoas precisam trabalhar com o tato. E atividades em laboratórios, de campo, experiências com o conteúdo teórico, trazem a apreensão mais consistente para o estudante.

Neste tipo de aprendizagem, a memória cinestésica seria um conjunto do visual com o auditivo e o tato, pois o estudante poderá utilizar de mais de um sentido para fixar os conteúdos.

Saiba qual o seu tipo de memória e entenda de que forma isso poderá te ajudar a tornar o seu estudo mais eficiente. Se ainda possuir alguma dúvida sobre este assunto comente abaixo e tentaremos te ajudar da melhor forma! Mas, lembre-se de que pra saber qual é o seu tipo de memória você precisa avaliar todo um contexto e não apenas a sua forma de estudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.