Os vilões do bem-estar no trabalho podem, muitas vezes, serem bem silenciosos. Em outros casos, são “escancarados” em nossa rotina.
Contudo, independente do tipo de vilão, é fundamental pensar em medidas para lidar com cada um deles. Assim, atingiremos mais qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
E para lhe ajudar nessa tarefa, fizemos este guia com algumas considerações importantes. Acompanhe-nos!
Os vilões do bem-estar no trabalho são provocados por nós mesmos. E isso é fato.
Ou seja, não adianta querermos apontar apenas culpados externos, como tempo e o chefe. Devemos aprender o poder da autorresponsabilidade para evitar esse tipo de situação e assim tomar as “rédeas” da nossa vida profissional.
Veja, portanto, algumas das causas do mal-estar no trabalho e analise quais delas você pode combater desde hoje:
O sedentarismo, além de ser extremamente prejudicial para a saúde física, também impacta a nossa saúde mental.
Isso quer dizer que tenderemos a nos sentir mais estressados e ansiosos no trabalho por conta da ausência de atividades físicas.
Afinal, quando praticamos algum exercício, acabamos liberando substâncias químicas responsáveis pela sensação de prazer, relaxamento e bem-estar.
Quando não dormimos bem, o nosso humor pode sofrer grandes impactos, não é mesmo? Agora, imagine um sono sem qualidade por dias a fio, o que ele pode fazer com a nossa produtividade e o nosso bem-estar no trabalho? Pois é!
Por isso, investir em um horário de sono relativamente fixo e considerar a higiene do sono como fundamental para a qualidade de vida é interessante. Assim você pode desfrutar de mais bom humor, memória mais saudável e mais disposição no dia a dia de trabalho.
A alimentação também está associada ao nosso bem-estar físico e mental. Se nos alimentamos mal, podemos desenvolver problemas de saúde, de memória, etc.
Quando nos alimentamos bem, melhoramos nosso foco, nossa disposição, nosso bem-estar e podemos, em algumas circunstâncias, nos sentirmos mais felizes!
Portanto, nada de consumir qualquer tipo de alimento processado apenas para “matar a fome e pronto”, hein? Isso pode custar a sua saúde e o seu bem-estar no trabalho.
A ausência de um bom gerenciamento das emoções também é um dos principais vilões do bem-estar no trabalho. Afinal, se deixarmos com que as emoções dominem as nossas ações, poderemos estar a todo momento cometendo atos que proporcionam um arrependimento profundo mais tarde.
Ou ainda, poderemos tomar decisões errôneas, cometendo equívocos no trabalho que, depois, podem custar o nosso emprego! Cuidado.
Não ter nenhum plano de ação para o futuro no trabalho também é um grande erro. Pois pare e pense: se é para trabalhar no piloto automático e da mesma forma, todos os dias, sem nenhuma perspectiva de crescimento, como é possível se sentir motivado? Pois é!
Então, se você quer fugir dos vilões do bem-estar no trabalho, procure estabelecer o seu plano para o futuro de uma forma consistente e inteligente. E use isso como uma mola propulsora para a sua produtividade! 🙂