A relação existente entre vida pessoal e saúde no trabalho é bem evidente quando paramos para pensar nos impactos dos hábitos no dia a dia laboral. Basta analisarmos os dias que estamos mais estressados: muitas vezes existem diversos gatilhos pessoais por trás da crise.
Portanto, é justamente por isso que sempre mencionamos a importância dos hábitos saudáveis para além do ambiente de trabalho. Caso contrário, o dia a dia laboral poderá ser menos motivador e produtivo.
Qual a relação entre vida pessoal e saúde no trabalho?
A relação entre vida pessoal e saúde no trabalho pode ser notada quando paramos para pensar em nossa totalidade enquanto ser humano. Isso quer dizer que somos seres inteiros, não somos divididos na parte “pessoal” e “profissional”. Embora tenhamos papéis diferentes nas duas esferas, as questões emocionais da vida pessoal ainda respingam na profissional, e vice-versa.
Ter essa ciência já pode lhe ajudar a entender por que os hábitos pessoais são tão importantes para uma rotina de trabalho equilibrada.
De qualquer modo, também elencamos alguns apontamentos que podem lhe ajudar a pensar mais sobre o assunto. Veja:
1. O estresse e a ansiedade podem ser sobrecargas da vida pessoal
Sabe aquela sensação de estresse e ansiedade que você costuma sentir no ambiente de trabalho, volta e meia? Pois bem, esse tipo de sensação costuma estar relacionada com questões pessoais também.
Embora você talvez não tenha se dado conta, saber que algo “está fora do lugar” na organização da sua casa também pode ser uma mola propulsora para o estresse no ambiente corporativo. Cuidado com isso! Cuidar da saúde mental em casa é o primeiro passo para ter bem-estar no trabalho.
2. Dormir bem aumenta a concentração e o foco
Está com problemas de concentração e foco? Não percebeu que isso pode estar ligado à relação entre vida pessoal e saúde no trabalho? Pois pare e reflita um pouquinho: Como tem sido as suas noites de sono? Será que você tem permitido que o seu cérebro relaxe o suficiente para ter energia e foco? Pense sobre isso.
3. Sua memória pode estar sofrendo por conta da sua alimentação
A sua alimentação em casa pode estar impactando a sua memória e a sua saúde de uma maneira geral. Então que tal dar uma olhadinha a mais nisso?
4. O sedentarismo desmotiva e adoece
O sedentarismo gera uma série de consequências intensas na saúde e no bem-estar de qualquer pessoa. Um sujeito que não se exercita se sente desmotivado, adoece, pode ter menos motivação e foco, etc.
Portanto, quando pensar na relação entre vida pessoal e saúde no trabalho, lembre-se dessas premissas!
5. A sua satisfação no trabalho também tem relação com a sua autoestima
A sua satisfação no trabalho pode estar relacionada com a forma como você se vê. E a forma como você se vê pode estar relacionada à maneira como você lida consigo mesmo, na vida.
Você se cuida? Você cuida da sua casa? Como é a sua rotina? Você lê, estuda e engrandece os seus conhecimentos? Ou se sente estagnado?
A autoestima é algo extremamente pessoal, mas que pode impactar – e muito – na sua saúde no trabalho. Afinal, a forma como você se vê na vida pode ser parecida com a maneira que você se vê no trabalho. Pense nisso!