Todos nós sabemos o quanto a redação é importante para a composição da nota final de provas como os vestibulares. De fato, ela é um dos elementos mais importantes de todo o exame, uma vez que pode influenciar de maneira decisiva a aprovação ou não do candidato.
Mas, fique tranquilo. Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a importância da redação no vestibular com algumas dicas que irão te ajudar a escrever um bom texto e garantir a sua aprovação. Confira!
A redação é mesmo importante para os vestibulares?
Como mencionamos, a redação é um dos elementos mais importantes da maior parte dos vestibulares brasileiros.
Por meio da prova de redação, a banca examinadora avalia a capacidade do candidato de se expressar, de argumentar e de defender um ponto de vista por meio da escrita.
Tenha em mente que em diversos vestibulares a redação pode ser decisiva na seleção dos candidatos. Em alguns processos seletivos, a nota da redação pode ter peso maior do que as outras provas, como é o caso do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, uma boa redação pode ser o diferencial que coloca o candidato em uma posição de destaque em relação aos demais concorrentes.
Quais são as habilidades avaliadas na redação?
Os corretores da prova de redação de um vestibular buscam avaliar habilidades e competências variadas, como:
Argumentação: a redação do vestibular avalia a capacidade de argumentação do candidato sobre o tema proposto. É fundamental que o candidato utilize repertórios para sustentar os próprios argumentos;
Coesão e coerência: a sua redação deve ser escrita a partir de uma estrutura clara e bem definida. Busque organizar o seu texto em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão;
Organização das ideias: o candidato deve organizar as próprias ideias e os argumentos de com clareza e objetividade. Evite escrever de forma confusa ou rebuscada;
Gramática: toda redação deve ser escrita de acordo com as normas da língua portuguesa. Tenha em mente que erros de ortografia, regência e pontuação em excesso podem ocasionar a perda de pontos;
Criatividade e originalidade: qualquer prova de redação também avalia a criatividade e a originalidade do candidato dentro do texto. Essa competência está relacionada também com o uso de repertórios interessantes e criativos.
É claro que algumas provas, como o ENEM, possuem critérios próprios para a avaliação de determinadas competências. Porém, podemos dizer que as habilidades mencionadas são as principais para os vestibulares de uma forma geral.
Dicas: como se preparar para a redação do vestibular?
Se você ainda está em dúvida sobre como se preparar para escrever uma boa redação em um determinado vestibular ou na prova do ENEM, confira algumas dicas que irão te ajudar.
Comece a se preparar com antecedência
Não é simples desenvolver a habilidade de escrever uma boa redação: é preciso tempo e dedicação para aprimorar a escrita. Dessa forma, uma boa estratégia é começar a se preparar para a redação do vestibular com muita antecedência. Insira a prática de redação e das habilidades fundamentais para a mesma no seu plano de estudos e comece a sua preparação desde já.
Pratique com temas de provas passadas
Para que você consiga se preparar de forma realista para a prova de redação e simulando as condições reais do exame de seu interesse, busque usar temas de edições passadas para praticar. Você pode encontrar propostas de redação de provas antigas dos vestibulares e do ENEM na internet.
Entenda as exigências da prova
É importante que você entenda quais são as exigências da prova de redação no vestibular de seu interesse. Para isso, uma boa dica é ler o edital do processo seletivo ou estudar as propostas de redação de edições passadas com atenção.