A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é uma instituição pública do governo do estado de São Paulo que possui mais de 40 mil alunos. Com isso, não é de se surpreender que o vestibular que permite o ingresso à essa instituição seja muito concorrido.
Se você quer fazer parte do processo seletivo da Unicamp, então precisa ter em mente todas as informações fundamentais sobre o vestibular 2024.
Para te ajudar, separamos um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as informações divulgadas que já foram divulgadas sobre o processo de solicitação da isenção da taxa do vestibular da Unicamp. Vamos conferir!
Vestibular Unicamp 2024: inscrições
As inscrições para a próxima edição do vestibular da Unicamp ainda não estão abertas, mas poderão ser feitas a partir do dia 31 de julho. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 31 de agosto de 2023.
Vestibular Unicamp 2024: isenção da taxa de inscrição
Todos os candidatos que quiserem participar do vestibular 2024 deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00. Contudo, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), organização responsável pela realização do vestibular, oferece também a possibilidade de solicitação de isenção da taxa.
Os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de maio. Todos os pedidos deverão ser feitos exclusivamente de forma online até o dia 5 de junho de 2023. A lista dos candidatos contemplados com a isenção será divulgada pela Comvest no dia 28 de julho.
A isenção oferecida pela Comvest acontece em quatro modalidades diferentes, contemplando grupos diferentes de estudantes. São elas:
- Modalidade 1: para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
- Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
- Modalidade 3: para estudantes que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
- Modalidade 4: para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.
Na edição 2024 do vestibular, serão oferecidas 6.680 isenções para modalidade 1, um número ilimitado de isenções para as modalidades 2 e 3, e 150 isenções para a modalidade 4.
Além disso, a Comvest destaca também que existe um pré-requisito para receber a isenção válido para todas as modalidades: já ter concluído ou concluir em 2023 o ensino médio. Assim, o pedido de isenção não pode ser solicitado pelos candidatos treineiros.
Vestibular Unicamp 2024: datas das provas
O vestibular da Unicamp é sempre dividido em duas fases. A prova da primeira fase do vestibular da Unicamp será aplicada no dia 29 de outubro.
A segunda fase do vestibular da Unicamp deverá ser aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.
O curso de Música requer provas de habilidades específicas e essas serão marcadas para os meses de setembro e outubro. Os outros cursos que também requerem provas de habilidades específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, terão provas aplicadas entre 7 e 9 de dezembro.
Como pudemos perceber, a edição 2024 do vestibular da Unicamp terá a aplicação de todas as suas provas até o final do ano.
Vestibular Unicamp 2024: observação
Todo o calendário foi organizado depois de reuniões com os responsáveis pelos vestibulares de outras instituições de ensino públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidissem. Assim, os candidatos terão a oportunidade de prestar os vestibulares de mais de uma instituição pública de São Paulo.
Por fim, é importante ressaltar que o vestibular não é a única forma de ingresso na Unicamp e que existem outras modalidades, como aquela que prevê o ingresso por meio da nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.