Vestibular UEL: entenda o que é abordado nas questões de Sociologia
A UEL, Universidade Estadual de Londrina, é uma instituição muito cobiçada por milhares de estudantes do país, uma vez que possui um alto nível de ensino e é considerada uma das melhores universidades brasileiras.
A sociologia é uma dentre as tantas matérias que são cobradas no vestibular da UEL. Contudo, podemos dizer que ela merece uma atenção especial dos candidatos, já que as perguntas que abordam essa disciplina costumam ser complexas e de difícil resolução, exigindo diversas habilidades para que o candidato consiga chegar na resposta correta.
Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de sociologia que são abordados com frequência na prova do vestibular da UEL. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.
Sociologia no vestibular UEL: como a matéria é abordada?
A matéria de sociologia está presente em mais de um formato dentro do vestibular da UEL. Ela pode ser cobrada, por exemplo, em questões isoladas. Porém, ela também aparece em perguntas integradas a outras áreas do conhecimento e em questões interdisciplinares.
De qualquer forma, os assuntos que são cobrados em todos esses formatos são os mesmos. Vamos conferir, a seguir, quais são os temas mais abordados pelas questões são os seguintes:
Sociologia UEL: conceitos gerais da matéria
É muito importante que você domine os principais fundamentos dos métodos da sociologia, bem como os modos de execução dos estudos da sociedade em que vivemos.
Ainda, ao lado desses tópicos, outros dois assuntos muito cobrados pelas perguntas de sociologia da UEL são: a Indústria Cultural e as ideologias criadas por sociólogos.
Quanto ao primeiro tema, o candidato deverá saber discorrer sobre a definição de indústria cultural, o seu surgimento e as suas consequências no mundo atual. Quanto às ideologias, por sua vez, os candidatos deverão dominar o seu significado, os seus tipos e o seu contexto histórico de origem.
Sociologia UEL: diversidade cultural
A diversidade cultural, os seus aspectos e as suas importâncias para a antropologia podem ser temas explorados pelas questões de sociologia da UEL. Ainda, esses tópicos podem se relacionar ao chamado “relativismo cultural” e aos modos de organização política e familiar que existem em diferentes partes do mundo.
Sociologia UEL: poder, política e Estado
É importante que o candidato entenda como funcionam as relações entre política e Estado, bem como as próprias definições de poder, política e Estado.
As questões sobre esse tema podem também estar relacionadas com acontecimentos atuais e que envolvem o cenário político brasileiro ou mundial.
Sociologia UEL: os movimentos sociais
As mudanças sociais e as suas consequências são amplamente exploradas pela prova de sociologia do vestibular da UEL. Essas mudanças, que buscam alcançar algum tipo de transformação social, ocorrem a partir da atuação de grupos organizados que se articulam sob uma mesma ideologia/ideia. Busque exemplos de movimentos sociais no Brasil e no mundo, uma vez que eles podem ser abordados. Dentre os de maior relevância no cenário atual, podemos citar o movimento Black Lives Matter.
Sociologia UEL: cidadania
Civitas é uma palavra que, em latim, significa “cidade”: esse foi o termo responsável por originar a palavra “cidadania”.
Você poderá precisar responder questões sobre o sentido dessa palavra, o seu significado e como ela influencia o cotidiano do ser humano desde a época conhecida como Idade Antiga, com um destaque para a Antiguidade Clássica.
Sociologia UEL: teorias sociológicas
Os candidatos precisam compreender os fundamentos das principais teorias sociológicas da história. Dentre as de maior importância, podemos citar aquelas de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. O estudante deve entender quais as principais características das teorias e também dos autores que as criaram.