Vestibular UEL 2023: gabaritos definitivos da 2ª fase estão disponíveis

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) já divulgou os gabaritos definitivos referentes às provas objetivas da 2ª fase do Vestibular 2023. Desse modo, os candidatos já podem consultar as respostas oficiais por meio do site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL).

A universidade já liberou também também as respostas individuais referentes aos recursos interpostos pelos candidatos contra o gabarito preliminar da 2ª fase. O acesso a essas respostas também deve ser feito através do site da Cops.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final do Vestibular 2023, com a lista de convocados em 1ª chamada, está prevista para o dia 4 de maio de 2023. Os candidatos convocados para a matrícula em 1ª chamada deverão realizar os procedimentos para o registro acadêmico entre 4 e 14 de maio. A lista de documentos necessários está disponível no edital.

Lista de espera

Os estudantes não convocados na 1ª chamada poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. Para isso, é necessário indicar interesse no período das 17h do dia 4 de maio às 17h do dia 15 de maio. Conforme as orientações do edital, o procedimento deve ser feito por meio do site da COPS.

Conforme o cronograma do Vestibular 2023, a partir da lista de espera, a UEL realizará até oito chamadas, caso necessário, para o preenchimento das vagas. Confira o cronograma de chamadas.

Como foi o Vestibular UEL 2023?

Ainda conforme indicado no edital, a oferta total da UEL nesse processo seletivo é de 2.541 vagas. As oportunidades são para ingresso em 52 opções de cursos de graduação de diversas áreas ainda no 1º semestre letivo de 2023.

O processo seletivo contou com a aplicação de prova em duas fases e ainda com a aplicação de provas de habilidades específicas para os candidatos a alguns cursos que exigem aptidão específica (Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais).

1ª fase

A UEL aplicou as provas da 1ª fase no dia  5 de março de 2023. Conforme o edital, a avaliação da 1ª fase contou com 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, contemplando as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. 

Somente os aprovados na 1ª fase puderam realizar a próxima etapa da seleção. Desse modo, segundo dados da Cops, ao todo, a UEL aprovou 6.772 candidatos para a 2ª fase

2ª fase

A aplicação das provas da 2ª fase aconteceu no período do dia 2 ao dia 4 de abril, de domingo à terça-feira. No primeiro dia de provas, a UEL aplicou prova objetiva composta por questões sobre Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e por uma Redação em Língua Portuguesa.

Já no segundo dia de provas, os candidatos responderam a uma prova discursiva de conhecimentos específicos composta por 12 questões. No terceiro dia, 4 de abril, a aplicação aconteceu somente para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais. 

Conforme o cronograma, no dia 4 de maio, a UEL deve liberar o boletim de desempenho dos candidatos referente à 2ª fase.

Obras literárias

De acordo com o divulgado pela COPS, para as provas do Vestibular 2023, a UEL estabeleceu a cobrança das seguintes obras literárias:

  • “Contos novos”, de Mário de Andrade;
  • “Quarto de despejo – diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus;
  • “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar;
  • “O rei da vela”, de Oswald de Andrade;
  • “O seminarista”, de Bernardo Guimarães;
  • “Niketche”, de Paulina Chiziane;
  • “Torto arado”, de ltamar Vieira Junior;
  • “Melhores poemas”, de Fernando Pessoa;
  • “Chove sobre minha infância”, de Miguel Sanches Neto;
  • “Cartas chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga.

Acesse o edital do Vestibular 2023 para mais informações.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Matrículas de estudantes indígenas em universidades subiram 374% de 2011 a 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.