Vestibular Misto 2024: Unifesp divulga datas para pedidos de isenção

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das principais instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo. Uma das suas principais formas de ingresso é o Vestibular Misto, processo seletivo que classifica os candidatos a partir da soma das notas obtidas no Enem com as notas obtidas nas provas aplicadas pela Unifesp.

A Unifesp já divulgou as principais datas do Vestibular Misto 2024, de modo que os interessados em ingressar na universidade no próximo ano devem ficar atentos. Além de divulgar o período de inscrição, a Unifesp liberou também o cronograma referente ao processo de isenção da taxa.

De acordo com a Unifesp, o edital de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024 será publicado no dia 15 de agosto, próxima terça-feira. Na mesma data os pedidos de isenção começarão a ser recebidos. 

Vestibular Misto 2024: Isenção da taxa

Segundo o cronograma, a Unifesp receberá os pedidos de isenção da taxa de inscrição a partir das 14h do dia 15 até as 17h do dia 31 de agosto. O procedimento será totalmente virtual. Desse modo, os interessados deverão realizar o preenchimento de requerimento eletrônico de isenção através do site de Ingresso da Unifesp

Além de preencher as informações, o candidato deverá anexar a documentação para a comprovação dos critérios. Os interessados poderão consultar a relação de documentos necessários e pré-requisito no edital de isenção a ser publicado.

Tradicionalmente, a Unifesp concede a isenção da taxa para estudantes inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para estudantes de escolas públicas que podem comprovar condição de hipossuficiência econômica.

Resultado da isenção

A divulgação do resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa está prevista para o dia 15 de setembro. De acordo com o cronograma, caberá a interposição de recursos contra pedidos indeferidos até o dia 19 de setembro. Após a análise dos recursos, a Unifesp publicará o resultado final da isenção no dia 29 do mesmo mês. 

Vestibular Unifesp
Datas do Vestibular Misto Unifesp 2024 foram divulgadas. Imagem: Unifesp/Reprodução

Vestibular Misto 2024: Principais datas

A Unifesp ainda não publicou o edital de abertura do processo seletivo, mas divulgou as principais datas. O período de inscrição para o Vestibular Misto 2024 será do dia 16 de outubro ao dia 24 de novembro.

Os interessados deverão se inscrever através do site da Unifesp. De acordo com as orientações da universidade, os candidatos não isentos devem pagar a taxa de inscrição até o dia 25 de novembro para efetivar o cadastro.

Poderão participar da seleção os estudantes que têm o ensino médio completo (até a data da matrícula) e que estejam inscritos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023.

Provas

O cronograma indica ainda que a aplicação das provas do Vestibular Misto 2024 está marcada para os dias 11 e 12 de janeiro de 2024. Os locais de aplicação serão nas seguintes cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

A Unifesp aplicará uma avaliação composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Ao todo, serão 30 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Língua Estrangeira, e 20 questões de natureza analítico-expositiva sobre Conhecimentos Específicos (Matemática, Biologia, Química e Física). Além disso, os candidatos farão uma prova de redação.

Resultado

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas está prevista para 13 de janeiro. Ainda não há data para a publicação do resultado final. No entanto, a Unifesp prevê divulgar a lista de classificados em 1ª chamada no mês de fevereiro de 2024

Acesse o site da Unifesp para mais informações.

Leia também Inep divulga as cartilhas do participante do ENCCEJA 2023 para ensino fundamental e médio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.