ÓTIMA NOTÍCIA: Inscrições para trabalhar na aplicação do Enem 2023 estão abertas; veja como participar

Estão abertas as vagas para trabalhar na próxima edição do ENEM 2023. Os interessados em atuar nas atividades de aplicação do ENEM irão compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC).

O edital já foi publicado e as inscrições estão abertas. Assim, para que você possa se inscrever, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as vagas para trabalhar no ENEM 2023. Vamos conferir!

Inep está selecionando profissionais para atuar no ENEM 2023

O Inep, instituto responsável pela realização do ENEM, já publicou o edital oficial para o oferecimento de vagas aos interessados em atuar na aplicação do exame este ano. 

As vagas são destinadas para o cargo de “certificadores”, profissionais responsáveis por garantir que a aplicação da prova do ENEM aconteça segundo os procedimentos descritos no edital da prova.

Dentre as atividades que deverão ser exercidas pelos certificados, podemos mencionar o registro dos procedimentos de aplicação das provas no sistema eletrônico do Inep e a comunicação de qualquer tipo de ocorrência durante as provas do ENEM. 

Os certificadores poderão atuar de maneiras diferentes conforme as demandas do Inep. É possível, por exemplo, trabalhar em um ou dois dias de aplicação das provas do ENEM.

Além disso, segundo informações oficiais divulgadas pelo Inep, os certificadores deverão, no dia da atuação, comparecer ao local de aplicação às 8h e irão encerrar as atividades às 20h.

Processo seletivo está com inscrições abertas até 24 de julho

As inscrições para o processo seletivo de certificadores estão abertas desde o dia 03 de julho e podem ser feitas de forma online no Sistema da RNC

Preste atenção: o prazo para inscrições termina ainda neste mês, no dia 24 de julho. Assim, é importante que você acesse o edital do processo seletivo de certificadores do ENEM 2023 e confira todas as informações importantes sobre os procedimentos de inscrição.

Como se inscrever?

É muito fácil se inscrever no processo de seleção de certificadores para o ENEM 2023. 

O primeiro passo consiste em acessar o site da RNC e clicar em “cadastre-se”. Você será redirecionado para a página de cadastro, etapa fundamental que deve ser cumprida antes do início da inscrição. Os profissionais que já possuírem cadastro no sistema poderão somente atualizar os dados cadastrados e iniciar a inscrição. 

Após a finalização do cadastro, o candidato poderá efetuar a inscrição. Neste momento, será possível indicar até três cidades ou sub-regiões em que o profissional deseja trabalhar como certificador do ENEM 2023.

Fiscal do ENEM
A seleção de certificadores do ENEM 2023 será feita de forma online. Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Ao finalizar a inscrição, será possível visualizar a página de acompanhamento do processo seletivo, em que estarão presentes informações sobre as próximas etapas da seleção e sobre as demandas de atividades atribuídas pelo Inep. 

Quem pode se inscrever?

O Inep já divulgou informações sobre os critérios para participação na seleção de certificadores do ENEM 2023. 

Conforme o anúncio oficial do órgão responsável pela realização do ENEM, as vagas abertas serão destinadas aos servidores públicos do Poder Executivo Federal, em efetivo exercício, e também aos professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais, efetivos e em exercício no ano de 2023. 

Os participantes devem ter o ensino médio completo e não serão aceitas as inscrições de indivíduos que possuírem algum tipo de parentesco (de até terceiro grau) com candidatos inscritos na prova do ENEM 2023. 

Qual será a remuneração dos certificadores do ENEM 2023?

É claro que o valor da remuneração é uma das principais preocupações de quem quer trabalhar no ENEM 2023. Saiba que a remuneração será dividida em duas modalidades diferentes.

Os servidores públicos do Poder Executivo Federal irão receber R$ 32 por hora. Para os professores da rede pública, por sua vez, a remuneração não será calculada por hora, mas sim por dia de trabalho: esses profissionais receberão R$ 384 por dia

Cronograma completo do processo seletivo

Depois de finalizar a sua inscrição para concorrer a uma das vagas de certificadores do ENEM 2023, é fundamental que você fique atento às principais datas previstas pelo cronograma do processo seletivo.

No dia 14 de agosto, a confirmação da inscrição individual será divulgada para todos os candidatos e poderá ser consultada na Página de Acompanhamento do RNC. No mesmo dia será divulgada também a lista com os participantes convocados para o curso de capacitação à distância promovido pelo Inep. 

É importante destacar que o Inep irá receber os pedidos de recursos dos participantes que não tiveram a inscrição confirmada. Os recursos poderão ser enviados entre 15 e 21 de agosto e os resultados serão divulgados no dia 01 de setembro. 

A prova do ENEM, por sua vez, será aplicada em dois dias diferentes. O primeiro dia irá acontecer no dia 05 de novembro, das 13h às 19h. As provas serão aplicadas também em 12 de novembro, das 13h às 18h30.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.