A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inicia nesta segunda-feira, dia 8 de maio, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular de Inverno 2023. A UEM não informou o valor da taxa.
De acordo com a Comissão de Vestibular Unificado de Maringá (CVU), os pedidos de isenção poderão ser feitos até o dia 19 de maio.
Quem tem direito à isenção?
Conforme estabelecido no edital, têm direito ao benefício da gratuidade na inscrição os estudantes que possam comprovar que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal bruta de até meio salário mínimo per capta.
Como solicitar a isenção?
Para solicitar o benefício, os estudantes deverão acessar o site da UEM, realizar a inscrição e preencher o requerimento específico dentro do prazo estabelecido. Além disso, no momento da solicitação, o candidato deverá anexar eletronicamente cópias dos seguintes documentos:
- 1: Folha resumo do cálculo do CadÚnico atualizada;
- 2: Cópia do comprovante de conclusão do 2° grau ou declaração do estabelecimento de ensino, informando que o candidato se encontra matriculado e cursando a última série.
- 3: Cópias da carteira de identidade, do CPF e do NIS (PIS).
Resultados
De acordo com o cronograma, a publicação do resultado da isenção está prevista para o dia 26 de maio de 2023. Os candidatos interessados poderão interpor recursos nos dias 29 e 30 do mesmo mês, através de requerimento enviado por e-mail, devidamente justificado. No entanto, o edital estabelece que a UEM não permitirá a inclusão ou substituição de documentos.
Ainda segundo o cronograma, após a análise dos recursos, a CVU divulgará resultado de reanálise no dia 6 de junho de 2023, por meio da publicação de edital específico.
Os candidatos beneficiados com a isenção terão suas inscrições homologadas pela CVU. No entanto, os estudantes cujos pedidos forem indeferidos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 21 de junho de 2023, caso queiram participar do processo seletivo.
Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa que utilizem documentos ou informações falsas estarão sujeitos à anulação da inscrição no processo e de todos os efeitos daí decorrentes.
Vestibular de Inverno
A UEM ainda não divulgou o período de inscrição. No entanto, CVU informou que a aplicação das provas está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. Os locais de prova serão nos seguintes municípios do Paraná: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
As provas dos Vestibulares UEM contam com 50 questões objetivas sobre assuntos do Ensino Médio: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Conhecimentos Específicos.
Além disso, a universidade aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa, conforme indicado no Programa dos Vestibulares 2023. Na prova de redação, a UEM poderá solicitar os seguintes gêneros textuais: Artigo de opinião; Carta aberta; Carta de solicitação; Carta do leitor; Relato; e Resposta argumentativa.
Obras literárias
De acordo com o programa das provas, os candidatos deverão ler as seguintes obras para essa edição do vestibular:
- Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Edição utilizada: ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2012.
- Menino de engenho, de José Lins do Rego. Edição utilizada: REGO, José Lins do. Menino de engenho. São Paulo: Global, 2020.
- Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Edição utilizada: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
A UEM ainda não divulgou o número de vagas a serem ofertadas nesse processo seletivo. As oportunidades serão para o ingresso de novos alunos no 2º semestre de 2023 em diversos cursos de graduação.
Leia também Uerj recebe inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes até a próxima terça-feira, dia 9 de maio; saiba mais.