Vestibular IME 2024: solicitações de isenção da taxa de inscrição começam hoje (05)

IME, Instituto Militar de Engenharia, é uma instituição pública que pertence ao Exército Brasileiro.

A instituição conta com um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Se você quer prestar esse vestibular, é muito importante que você se prepare da melhor forma possível e que tenha em mente as principais datas do calendário do processo seletivo.

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023, o IME começará a aceitar os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2024.

Assim, para que você possa solicitar o benefício, o artigo de hoje separou um resumo com todas as informações mais importantes sobre o Vestibular IME 2024. Confira!

Vestibular IME 2024: inscrições estão abertas

O período de inscrições para a próxima edição do vestibular do IME irá começar no dia 31 de maio. Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 10 de julho de 2023.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico no site oficial do IME.

Para participar do vestibular, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 140,00 para até o dia 11 de julho de 2023.

Porém, o IME também oferece a possibilidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa para os candidatos de baixa renda. O benefício poderá ser solicitado a partir desta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023.

Os candidatos deverão solicitar a isenção no site do IME de forma online. Segundo as informações divulgadas, poderão pedir o benefício os estudantes que se encaixarem nas seguintes categorias:

  • Dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante;
  • Membro de família de baixa renda com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Os pedidos poderão ser enviados até o dia 09 de junho. O IME irá divulgar a lista com os nomes dos candidatos contemplados com a isenção até o dia 23 do mesmo mês.

Vestibular IME 2024: etapas da seleção

O vestibular do IME irá acontecer por meio da realização de diversas etapas. Cada uma delas possui uma data específica dentro do cronograma do vestibular. 

Vamos conferir quais são as etapas do processo seletivo 2024 a seguir.

Vestibular IME 2024: exame intelectual

O exame intelectual do IME é a primeira etapa do vestibular 2024. Essa etapa será dividida em duas fases de provas:

  • 1ª fase: a primeira fase será aplicada no dia 24 de setembro de 2023. Nessa etapa, os candidatos deverão realizar uma prova com questões de múltipla escolha sobre assuntos diversos das disciplinas de Matemática, Física e Química. 
  • 2ª fase: a segunda fase, por sua vez, será aplicada em quatro dias consecutivos, ou seja, entre os dias 23 e 26 de outubro de 2023. Nessa etapa, todos os candidatos deverão responder questões discursivas de Matemática, Física, Química. Ainda, a prova também irá contar com questões de múltipla escolha sobre assuntos da matéria de português e de inglês, além de uma redação.

O IME irá liberar os gabaritos definitivos das questões objetivas até o dia 06 de outubro. A publicação do resultado da 1ª fase do exame intelectual será divulgada no dia 09 de outubro e somente os candidatos aprovados poderão participar da segunda fase.

Vestibular IME 2024: próximas etapas

O resultado preliminar do exame intelectual será divulgado no dia 07 de dezembro de 2023. Todos os candidatos aprovados nessa fase serão convocados para as próximas etapas: Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e Avaliação Psicológica.

Os selecionados serão convocados até o dia 21 de dezembro de 2023 e a aplicação dessas etapas irá acontecer nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024.

A matrícula dos candidatos aprovados irá acontecer no dia 19 de fevereiro de 2024.

Vestibular IME 2024: oferta de vagas

Por meio do Vestibular 2024, o IME irá oferecer 87 vagas divididas da seguinte forma:

  • Ativa: 65 vagas para ampla concorrência e 10 vagas para cotas;
  • Reserva: 10 vagas para ampla concorrência e 2 vagas para cotas.

Os estudantes que quiserem seguir carreira militar poderão concorrer às vagas da ativa, enquanto as vagas da reserva são destinadas aos estudantes que não querem seguir carreira militar.

Mais informações sobre o vestibular e o funcionamento dos cursos da instituição podem ser encontradas no site oficial do IME.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.