O vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país e muito esperado por milhares de candidatos. A Fuvest é uma fundação que possui a função de organizar o vestibular que permite o acesso à Universidade de São Paulo, a USP.
Os cursos mais procurados da USP são: medicina, arquitetura, ciências biomédicas, psicologia, direito, física, relações internacionais, computação e outros.
As inscrições para a próxima edição do vestibular ainda não estão abertas. Porém, o período para solicitação da isenção das taxas de inscrição começou nesta segunda-feira, 15 de maio de 2023.
Para te ajudar a entender como a isenção pode ser solicitada, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com essa e outras informações sobre o Vestibular Fuvest 2024. Confira!
Vestibular Fuvest 2024: inscrições e isenção
As inscrições para o Vestibular Fuvest 2024 ainda não estão abertas, mas elas irão acontecerão entre os dias 17 de agosto e 6 de outubro de 2023.
Todos os candidatos que quiserem participar do vestibular da Fuvest 2024 deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 191,00. O pagamento deverá ser realizado até o dia 7 de outubro de 2023.
Porém, é importante ressaltar que a Fuvest oferece a possibilidade de solicitação da isenção. Os pedidos de isenção poderão ser solicitados a partir desta segunda-feira, 15 de maio de 2023 e serão aceitos pela Fuvest até o dia 14 de julho.
Para solicitar a isenção, os candidatos deverão acessar o site da Fuvest e preencher o formulário eletrônico disponibilizado no mesmo. Além disso, os interessados deverão enviar toda a documentação solicitada para comprovar a necessidade do benefício.
Vestibular Fuvest 2024: quem pode solicitar a isenção?
A Fuvest deixa claro que podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que tiverem cursado ou concluído todo o ensino médio na rede pública. Os candidatos que concluíram o ensino médio através de exames nacionais de certificação, como o ENCCEJA, também podem realizar o pedido do benefício.
Além disso, conforme divulgado pela Fuvest, os candidatos a seguir também podem solicitar a isenção:
- Candidatos que estudaram em escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi ou Senac;
- Candidatos provenientes de escolas não pertencentes à rede pública de ensino, mas que mantenham educação gratuita;
- Candidatos que estudaram em escola particular ou privada com bolsa de estudos integral ou superior a 50%.
Vestibular Fuvest 2024: resultados das isenções
Segundo as informações presentes no edital do vestibular, o resultados dos pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição serão divulgados no dia 3 de agosto de 2023.
Será possível apresentar recursos entre os dias 4 e junho de agosto. Os mesmos serão analisados pela Fuvest até o dia 17 do mesmo mês.
Vestibular Fuvest 2024: provas
Na edição 2024 do vestibular da Fuvest, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 19 de novembro de 2023. A segunda fase do exame, por sua vez, irá acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.
Por fim, devemos mencionar que as provas de habilidades específicas para determinados cursos irão acontecer entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024.
A primeira fase será composta por 90 questões de múltipla escolha (objetivas). A segunda fase será formada por 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação (no primeiro dia de provas) e 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato (no segundo dia de provas).
Vestibular Fuvest 2024: lista de livros obrigatórios
A lista com as obras que estarão na prova do vestibular de 2024 já foi divulgada. Vamos ver, a seguir, a lista completa dos livros obrigatórios para a Fuvest 2024 e os seus autores:
- Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
- Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
- Quincas Borba, de Machado de Assis;
- Angústia, de Graciliano Ramos;
- Dois irmãos, de Milton Hatoum;
- Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
- Mensagem, de Fernando Pessoa;
- Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
- Campo Geral, de Guimarães Rosa.