Vestibular: Dicas de cuidados para o dia da prova

Os meses que antecedem a realização de um exame de vestibular ou concurso são cruciais para um bom resultado porque é o tempo de preparação do estudante para a prova. No entanto, a chegada do dia da prova pode gerar uma apreensão.

Por isso, é imprescindível estar ciente das regras e procedimentos do dia do exame e garantir a tranquilidade nas últimas horas que antecedem a prova. Pensando nisso, apresentamos abaixo dicas sobre cuidados que você precisa ter e regras que você deve seguir para realizar o seu vestibular sem problemas. Veja a seguir!

Cuidados para o dia da prova

Atente-se aos horários

Um dos principais pontos para se ater no dia do exame são os horários estabelecidos pela banca ou pela universidade organizadora do vestibular. É indispensável ler o edital e anotar o horário de abertura e fechamento dos portões e de início e fim das provas. Assim, você poderá chegar ao local de prova com antecedência e evitar transtornos.

Tenha atenção à cor da caneta exigida

Outro ponto fundamental é observar no edital as exigências para o dia das provas. No edital, é possível encontrar, por exemplo, a cor de caneta exigida para marcar o gabarito do exame. A maioria das bancas exigem canetas esferográfica de corpo transparente, com tinta azul ou preta. No entanto, é bom conferir a exigência do vestibular em questão. 

Além disso, o edital informa também o documento que será exigido para identificação do candidato no dia da prova. Em alguns certames, é obrigatório apresentar o comprovante de inscrição. Portanto, verifique essas informações com antecedência e deixe tudo preparado no dia anterior à prova.

Evite levar equipamentos eletrônicos

Uma das regras que costumam aparecer nos certames é a proibição do uso de equipamentos eletrônicos nas salas de realização das provas. Portanto, evite levar celular e tablets, ou usar relógio digital. Caso precise levar o celular, desligue o aparelho antes de entrar no local de prova. 

Estude o trajeto até o local de prova

Conhecer o trajeto da sua casa até o local de prova é fundamental para evitar transtornos na locomoção até o local e possíveis atrasos. Portanto, assim que a universidade ou banca liberar a consulta aos locais de prova ou ensalamento, pesquise a melhor rota para chegar ao bairro no qual você fará o exame, qual meio de transporte usar e quanto tempo você levará para chegar, já considerando imprevistos. 

Tendo atenção aos pontos mencionados acima será possível manter a calma para o dia da prova e garantir que tudo ocorra bem. 

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: confira como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.