A Universidade Estadual de Maringá (UEM) encerra nesta sexta-feira, dia 19 de maio, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular de Inverno 2023. As solicitações poderão ser feitas de forma virtual, até as 23h59 de hoje (horário de Brasília).
De acordo com a Comissão de Vestibular Unificado de Maringá (CVU), poderão solicitar o benefício da gratuidade na inscrição os estudantes que tenham como comprovar os critérios indicados no edital:
- inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal bruta de até meio salário mínimo per capta.
Como solicitar a isenção?
Para solicitar o benefício, os estudantes deverão acessar o site da UEM e realizar a inscrição e preencher o requerimento específico. Além disso, no momento da solicitação, o candidato deverá anexar eletronicamente cópias dos seguintes documentos:
- 1: Folha resumo do cálculo do CadÚnico atualizada;
- 2: Cópia do comprovante de conclusão do 2° grau ou declaração do estabelecimento de ensino, informando que o candidato se encontra matriculado e cursando a última série.
- 3: Cópias da carteira de identidade, do CPF e do NIS (PIS).
Resultados
Após a análise da documentação, a UEM divulgará o resultado da isenção no dia 26 de maio de 2023. Os candidatos com isenções indeferidas poderão interpor recursos nos dias 29 e 30 do mesmo mês, através de requerimento enviado por e-mail, devidamente justificado. No entanto, o edital estabelece que a UEM não permitirá a inclusão ou substituição de documentos.
De acordo com o cronograma, o resultado de reanálise da isenção será liberado no dia 6 de junho de 2023, por meio da publicação de edital específico.
Os candidatos beneficiados com a isenção terão suas inscrições homologadas pela CVU. No entanto, os estudantes cujos pedidos forem indeferidos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no edital, caso queiram participar do processo seletivo.
Vestibular de Inverno UEM
A UEM ainda não divulgou o período de inscrição. No entanto, CVU informou que a aplicação das provas está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. Os locais de prova serão nos seguintes municípios do Paraná: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
As provas dos Vestibulares UEM contam com 50 questões objetivas sobre assuntos do Ensino Médio: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, e Conhecimentos Específicos (de acordo com o curso escolhido pelo estudante).
Além disso, a universidade aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa, conforme indicado no Programa dos Vestibulares 2023. Na prova de redação, a UEM poderá solicitar a escrita de um texto em um dos seguintes gêneros textuais: Artigo de opinião; Carta aberta; Carta de solicitação; Carta do leitor; Relato; e Resposta argumentativa.
Lista de obras literárias
De acordo com o programa das provas, os candidatos deverão ler as seguintes obras para essa edição do vestibular:
- Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Edição utilizada: ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2012.
- Menino de engenho, de José Lins do Rego. Edição utilizada: REGO, José Lins do. Menino de engenho. São Paulo: Global, 2020.
- Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Edição utilizada: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
A UEM ainda não divulgou o número de vagas a serem ofertadas nesse processo seletivo, mas as oportunidades serão para o ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo desse ano em diversos cursos de graduação.
Acesse o site da universidade para mais informações.