Vestibular 2024: UVA encerra prazo para pedidos redução da taxa

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) encerra nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, o período para envio dos pedidos de redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. De acordo com o cronograma, os interessados têm até as 23h59 dessa sexta-feira para solicitar o benefício. 

O edital do Vestibular 2024 prevê a concessão da isenção parcial da taxa de inscrição para os candidatos que são alunos ou que são egressos de escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Para ter direito ao benefício, os candidatos precisam enviar a solicitação anexando os documentos comprobatórios exigidos. Portanto, os interessados devem acessar o site da UVA dentro do período estabelecido e enviar os documentos necessários.

Terão direito ao benefício os candidatos que puderem comprovar não ter condição de arcar com o valor integral da taxa de inscrição. 

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado está prevista para 10 de outubro. O valor da taxa para os beneficiados será de R$ 50,00 (cinquenta reais). Os pagamentos deverão ser feitos até 3 de novembro.

Vestibular 2024: Inscrições abertas

O período de inscrição para o Vestibular 2024 já está aberto. De acordo com o cronograma, a UVA receberá as inscrições até às 23h59 do dia 31 de outubro de 2023.

De acordo com o edital, através do Vestibular 2024, a UVA está ofertando 1.140 vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. Há oportunidades para cursos de graduação de diversas áreas. Portanto, somente estudantes que tenham o Ensino Médio completo poderão se inscrever na seleção.

Como se inscrever?

A UVA está recebendo as inscrições para o Vestibular 2024 exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar o site da UVA, fazer login no sistema e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

Durante a inscrição, além de informar todos os seus dados de identificação, o candidato deverá indicar uma opção de curso de graduação. É também no momento da inscrição que o estudante deve escolher se deseja participar do Vestibular 2024 em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 100,00 (cem reais), até 3 de novembro.

UVA
Brasão da UVA. Imagem: Reprodução

Provas do Vestibular 2024

A classificação dos candidatos será estabelecida a partir das notas obtidas pelos candidatos em provas aplicadas pela UVA. Conforme indica o edital, a prova será composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o edital, a aplicação das provas está marcada para o dia 26 de novembro. A aplicação acontecerá em dois turnos. No período da manhã o início será às 8h30 e término às 12h30. À tarde, a aplicação será das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília).

Haverá locais de aplicação de provas nos municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e São Benedito. Conforme o cronograma, os candidatos poderão consultar o local de prova a partir de 20 de novembro, no Cartão de Informação.

A UVA aplicará uma Prova de Conhecimentos Gerais comum a todos os candidatos no período da manhã. Já no período da tarde serão aplicadas a Prova de Redação e uma Prova de Conhecimentos Específicos, cujo conteúdo varia de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Oferta de vagas

A oferta total da UVA é de 1.140 vagas para cursos de graduação presenciais de diversas áreas. As oportunidades estão distribuídas entre os campi da UVA localizados nos seguintes municípios:

  • Sobral: 860 vagas;
  • Acaraú: 80 vagas;
  • Camocim: 80 vagas;
  • São Benedito: 120 vagas.

Haverá reserva de vagas para egressos de escolas públicas, para pretos e pardos e também para pessoas com deficiência.

Acesse o edital do Vestibular 2024 na íntegra para mais detalhes.

Leia também Inep inicia período para a adesão das instituições ao Enem PPL 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.