Vestibular 2024: UFRGS abre período para pedidos de isenção da taxa de inscrição
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abre nesta segunda-feira, dia 10 de julho, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. De acordo com o cronograma, as solicitações serão recebidas até as 23h59 do dia 31 de julho.
Conforme as orientações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), pode solicitar a gratuidade na inscrição o candidato que tem como comprovar que:
- Que cursou, ou está cursando e concluirá até 1.º de março de 2024, a totalidade do Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada;
- Ter renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.980,00).
De acordo com o edital, os pedidos de isenção devem ser feitos exclusivamente on-line. Portanto, os interessados devem acessar o Portal do Candidato, preencher requerimento eletrônico e enviar a documentação exigida para a comprovação dos critérios.
A divulgação do resultado preliminar das isenções está prevista para o dia 15 de agosto. Caberá interposição de recursos nos dias 16 e 17 seguinte, conforme indicado no edital.
Após a análise dos recursos, a UFRGS divulgará o resultado final das isenções no dia 25 de agosto. A universidade ressalta que a concessão da isenção não inscreve os candidatos isentos de forma automática no Vestibular 2024.
Portanto, todos os interessados (isentos ou não) deverão realizar a inscrição quanto o período for aberto.
Vestibular 2024
A UFRGS ainda não divulgou o período de inscrição para o Vestibular 2024. A divulgação do edital de abertura com as regras e procedimentos para a inscrição e o número de vagas ofertadas está prevista para s segunda quinzena de agosto.
Por outro lado, o CEPE já definiu as datas das provas. A aplicação das provas do Vestibular 2024 está marcada para os dias 25 e 26 de novembro de 2023.
Tradicionalmente, o processo seletivo conta com a aplicação de provas em uma única etapa, com locais de prova nas seguintes cidades: Porto Alegre (capital), Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.
A UFRGS aplicará uma prova composta por objetivas de múltipla escolha sobre as disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. Desse modo, os candidatos deverão responder questões de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.
Além disso, a UFRGS aplica uma prova de redação em Língua Portuguesa com tema sobre assunto da atualidade.
Lista de obras literárias
A universidade já havia divulgado em maio deste ano a lista de obras literárias exigidas nas questões de Língua Portuguesa e de Literatura. A UFRGS alterou quatro das obras que compunham a lista de obras obrigatórias do vestibular anterior.
De acordo com o CEPE, ao todo, a universidade exige a leitura de 12 obras literárias. Veja a lista a seguir!
Obras literárias para o Concurso Vestibular 2024:
- “A terra dos mil povos”, de Kaká Werá;
- “Água Funda”, de Ruth Guimarães;
- “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Marquez;
- “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas;
- “Lisístrata”, de Aristófanes;
- “Várias histórias”, de Machado de Assis;
- “A falência”, de Júlia Lopes de Almeida;
- “Coral e outros poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- “Caderno de memórias coloniais”, de Isabela Figueiredo;
- “Construção” (álbum), de Chico Buarque;
- “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo;
- “Deixa o quarto como está”, de Amílcar Bettega.
Conforme as orientações da UFRGS, os candidatos deverão ler os livros de forma integral. Além disso, a UFRGS recomenda que os estudantes estudem o contexto histórico, social e econômico de cada obra e os seus aspectos formais.
Leia também UEPG divulga o cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.