Vestibular 2024: UFPR divulga gabaritos preliminares da 1ª fase

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) já divulgou os gabaritos preliminares referentes à Prova de Conhecimentos Gerais da 1ª fase do Vestibular 2024. Desse modo, os candidatos já podem consultar as respostas oficiais preliminares das questões objetivas, por meio do site do Núcleo de Concursos.

Como os gabaritos são preliminares, caberá a interposição de recursos. De acordo com as orientações da universidade, os recursoa poderão ser interpostos até essa terça-feira, dia 24 de outubro, de forma virtual.

A UFPR também divulgou na segunda-feira (23) a relação definitiva dos candidatos validados na banca de validação pretos, pardos, indígenas e a relação definitiva dos candidatos validados na banca de validação de pessoas com deficiência. Confira aqui.

De acordo com o cronogorama, a universidade deve liberar a lista de candidatos aprovados na 1ª fase e convocados para a 2ª fase em 13 de novembro.

Sobre a 1ª fase

A UFPR aplicou as provas da 1ª fase no último domingo, dia 22 de outubro, no período da tarde. Os locais de prova foram nos municípios para os quais há oferta de vagas.

Conforme indicado previamente no edital, as provas da 1ª fase foram compostas por questões objetivas sobre conhecimentos gerais, tendo como base os componentes curriculares do Ensino Médio.

Desse modo, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha sobre as seguintes matérias: Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia.

Para as provas do Vestibular 2024, a UFPR recomendou a leitura das seguintes obras literárias brasileiras:

  • Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Noite na taverna, de Álvares de Azevedo;
  • A falência, de Julia Lopes de Almeida;
  • Sagarana, de Guimarães Rosa;
  • Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto;
  • Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • Nove noites, de Bernardo Carvalho;
  • O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques.
UFPR recebe inscrições para o Vestibular 2024 até 23 de agosto
Os classificados na 1ª fase do Vestibular 2024 serão convocados para a 2ª fase. Imagem: Divulgação/ UFPR

Vestibular UFPR 2024

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 2ª fase está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro, com início às 14h (horário de Brasília). Os candidatos poderão consultar os seus locais de prova a partir do dia 29 de novembro.

A 2ª fase é constituída por uma prova discursiva sobre conteúdos das disciplinas do Ensino Médio e por uma prova de redação em Língua Portuguesa. Nessa fase, os candidatos responderão também a questões específicas, a depender do curso de graduação escolhido.

Oferta de vagas

Ao todo, a UFPR está ofertando 5.281 vagas em dezenas de cursos de graduação. As oportunidades são para o ingresso de novos alunos no primeiro e no segundo semestres de 2024, em cursos ministrados de forma presencial.

Metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, há vagas exclusivas para candidatos pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência, com recorte de renda.

Os candidatos aprovados dentro do sistema de cotas deverão passar por procedimentos de verificação dos critérios para garantir a vaga, em caso de aprovação.

Resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final, com o listão de classificados, está prevista para o dia 17 de janeiro de 2024.

Na mesma data a universidade publicará as orientações para as matrículas. Entre os documentos necessários para o registro acadêmico, a UFPR solicita o certificado de conclusão do ensino médio e o respectivo histórico escolar, além de documentos de identificação do candidato, como RG e CPF.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

 

 

Leia também UFPel reabre o período de inscrição para cursos de graduação a distância da UAB; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.