Vestibular 2024: Cecierj recebe pedidos de isenção
O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj) abriu nesta terça-feira, dia 3 de outubro, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024/1. O processo seletivo visa a seleção de novos alunos para diversos cursos de graduação ofertados pelas instituições que compõem o Corsócio Cederj.
De acordo com o edital, os interessados têm até o dia 9 de outubro para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.
Segundo a instituição, podem pedir a isenção de taxa os estudantes que têm renda familiar mensal de até R$ 1.980. O procedimento deverá ser feito de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Fundação.
Segundo o cronograma, a divulgação do resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição está prevista para o dia 27 de outubro. Os candidatos isentos estarão dispensados do pagamento da taxa, enquanto os candidatos com pedidos indeferidos deverão pagar a taxa de inscrição.
Pré-inscrição no sistema de cotas
Também está aberto o prazo para a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. Portanto, os interessados em participar do Vestibular Cederj 2024/1 por meio das vagas reservadas segundo as ações afirmativas devem realizar a pré-inscrição entre 3 e 9 de outubro.
Para se inscrever no sistema de cotas, os candidatos devem se encaixem em uma das três categorias abaixo:
- Lei Estadual 5.346/2008: estudantes de baixa renda negros, indígenas, da rede pública, portadores de deficiência ou filhos de policiais ou bombeiros.
- Lei Federal de Cotas: estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
- Vagas para professores da rede pública.
O Consórcio Cederj estabelece ainda que os candidatos que forem participar do sistema de cotas pela Lei Estadual nº 5.346/2008 deverão, obrigatoriamente, participar do processo de isenção da taxa de inscrição.
Conforme as orientações da instituição, assim como os pedidos de isenção, a inscrição no sistema de cotas deverá ser feita de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar a página do Vestibular e preencher formulário eletrônico.
A divulgação do resultado está prevista para 27 de outubro. Aqueles que tiverem os seus pedidos aceitos deverão retornar, obrigatoriamente, ao site para concluir a inscrição no processo seletivo.
Vestibular Cederj 2024/1
De acordo com o cronograma divulgado pelo Cederj, as inscrições para o Vestibular 2024/1 serão recebidas no período de 10 de outubro a até 12 de novembro. Como acontece tradicionalmente, a instituição receberá as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico.
No momento da inscrição, os candidatos deverão informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados no formulário. Além disso, será necessário escolher uma opção de curso/instituição.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 89,00 (oitenta e nove reais).
Provas do Vestibular 2024/1
Para fins de classificação dos candidatos inscritos no Vestibular 2024, o Cederj aplicará uma avaliação composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Segundo o cronograma, as provas serão aplicadas no dia 17 de novembro.
Além de uma avaliação composta por questões objetivas, os candidatos deverão elaborar uma redação. A prova objetiva abarcará assuntos sobre Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática e Química.
- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ);
- Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf);
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Acesse a página do Vestibular 2024/1 para mais detalhes.
Leia também ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2024 nesta segunda (2); saiba mais.