Vestibular 2023: Fuvest libera resultado dos pedidos de isenção da taxa

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou às 12h desta segunda-feira (15) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023 da USP (Universidade de São Paulo). Desse modo, os solicitantes podem consultar as respostas através da Área do Candidato.

Os candidatos cujos pedidos foram indeferidos poderão entrar com recursos a partir de hoje, até as 12h do dia 17 de agosto, próxima quarta-feira. A interposição de recursos ao resultado da redução de taxas deverá ser feita virtualmente.

Quem têm direito à isenção?

Conforme o edital, puderam fazer a solicitação de isenção ou de redução os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo, em instituições da rede pública de ensino municipal, estadual ou federal. O benefício foi ofertado em três modalidades:

  • Isenção da taxa de inscrição
  • Redução de 50% da taxa de inscrição concedida pelo Conselho Curador da Fuvest
  • Redução de 50% da taxa de inscrição nos termos da Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007.

Inscrições abertas

O período de inscrição para o Vestibular Fuvest 2023 foi aberto também às 12h de hoje. Os interessados poderão se inscrever até 23 de setembro, por meio do site da Fuvest. A aplicação das provas será feita em duas fases, nos meses de dezembro e janeiro:

  • 1ª fase: 4 de dezembro de 2022;
  • 2ª fase: 8 e 9 de janeiro de 2023.

As provas da 1ª fase são compostas por 90 questões objetivas sobre assuntos do ensino médio, enquanto as provas da 2ª fase contam com questões discursivas de Língua Portuguesa, uma redação e questões discursivas sobre assuntos específicos.

Os testes de habilidades específicas, exclusivos para alguns cursos, estão previstos para os dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2023.

Vagas e resultados

De acordo com o edital, a oferta da USP é 11.147 vagas para esta edição do processo seletivo. Há reserva de vagas para estudantes egressos de  Escola Pública (EP) e para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Pela primeira vez, os candidatos que concorrerem às vagas PPI deverão passar por uma banca de identificação racial, em caso de aprovação. Com a adesão da banca de heteroidentificação, a USP busca inibir fraudes no sistema de cotas. 

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado final será publicado no dia 30 de janeiro.

Veja mais detalhes no Manual do Candidato.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest abre período de inscrição do Vestibular 2023 da USP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.