O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj) publicou nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023/1. Desse modo, os solicitantes podem conferir a resposta preliminar por meio do site da Fundação CECIERJ.
Os candidatos interessados em contestar o resultado provisório poderão interpor recursos com pedido de nova análise de documentos até amanhã, dia 20 de outubro. A interposição de recursos deve ser feita virtualmente, por meio da página do vestibular. O resultado final da isenção está previsto para o dia 24 de outubro.
De acordo com o edital, puderam solicitar a isenção da taxa os candidatos de baixa renda que tenham como comprovar ter renda familiar mensal de até R$1.353,00 per capta.
Inscrições abertas
O período de inscrição para o Vestibular 2023 foi aberto no dia 3 de outubro. Os interessados poderão se inscrever até 27 de outubro, através do site da Fundação CECIERJ. Conforme indicado no edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 89,90.
Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa até o dia 28 de outubro para confirmar a inscrição.
Segundo o cronograma, a aplicação das provas está prevista para o dia 27 de novembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 45 questões objetivas sobre assuntos do Ensino Médio e por uma redação em Língua Portuguesa.
Além da seleção via provas, há a opção de concorrer por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Serão aceitas as notas de 2018 a 2021.
Vagas e resultado
Ao todo, o Vestibular Cederj 2023 conta com a oferta de 7.639 vagas para 17 cursos de graduação. Ofertam vagas na seleção realizada pelo Cederj as instituições que fazem parte do consórcio. São elas: Cefet/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio.
A publicação do resultado da seleção via Enem está prevista para o dia 10 de novembro, enquanto o resultado final do vestibular será publicado em 28 de dezembro.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IFTO encerra período de inscrição para o Vestibular Unificado 2023/1; saiba mais.