Aumentar as vendas no varejo e o planejamento técnico de vendas
Parece que a empresa aumente as suas vendas no varejo é importante que se atente a alguns detalhes. Por isso, vamos passar algumas dicas.
Obviamente que todas elas devem ser adaptadas às necessidades do seu negócio. No entanto, pode ser que algumas dessas informações ampare o seu planejamento técnico de vendas.
Escutar e observar o cliente
Quando pensamos em varejo é muito importante escutar o cliente. Isso porque o próprio cliente vai te dar toda a dica do que ele está precisando.
Por isso, ouvir e ter um senso de observação é uma habilidade de um vendedor. Além disso, a linguagem corporal conta muito para que passe a segurança da resolução.
Sendo assim, os movimentos e os olhares, bem como a assertividade na fala podem influenciar no fechamento de uma venda.
Conhecimento técnico sobre o produto ou serviço
Além disso, conhecer os produtos é fundamental. Por isso falamos sempre de treinamento técnico, já que é muito negativo para uma marca que o cliente pergunte algo referente ao produto e tenha uma resposta decepcionante, como “não sei”.
Gerar valor para a marca
Gerar valor para a marca não é obrigação somente do marketing digital, precisa ser algo implícito na rotina de todos que falam com o cliente. Por isso, valorizar o produto é uma forma de mostrar ao cliente que a equipe acredita na empresa. Isso gera muita segurança na negociação.
Reforçar valores no pós-vendas
Nunca se esqueça do poder do pós-vendas, a fidelização do cliente na verdade começa depois da venda. Além disso, a resolução de um problema diz muito sobre o valor de uma empresa, e como ela repassa esse valor ao cliente. Sendo assim, as vendas no varejo exigem conhecimento, postura, empatia e assertividade.