Vendas B2B, é a abreviação de business-to-business, que é a venda de produtos ou serviços realizados de empresa para empresa.
É importante, que o empreendedor entenda e saiba as diferenças entre modelos de negócios e estratégias de vendas.
Por isso, é preciso estar atento com os mais diversos temas que envolvem a atividade da sua empresa.
Uma empresa B2B pode ser uma indústria, um importador e até um distribuidor local, mas o importante é que a venda seja feita entre CNPJ.
Tipos de B2B
Como mencionado, existem mais de um tipo de empresa que utilizam do método de vendas B2B.
- Indústria
Na indústria, as vendas giram em torno da venda de insumos e matérias-primas para outras empresas.
E essas empresas transformarão os bens em outros produtos.
- Importador
No caso dos importadores, eles entram em contato com indústrias em diversos lugares, adquirem e depois revendem as mercadorias.
Um exemplo, são os importadores de tecidos, que revendem para fábricas que transformarão em roupa.
- Distribuidor
Os distribuidores revendem produtos que vem da indústria para outras lojas.
Por exemplo, são os distribuidores de bebidas, alimentos e muitos outros em diversas áreas.
O que são as vendas B2B?
Independente do produto ou serviço, esse modelo de negócio é muito lucrativo e interessante.
Porém, é necessário ter cuidados e estratégias bem elaboradas, para que a empresa ganhe destaque.
Os processos de negociação dessa estratégia deve ser bem elaborado, mais do que uma venda direta ao consumidor.
É necessário organização, consistência e qualidade.
Algumas etapas são necessárias nesse processo:
- Pesquisa e planejamento
- Prospecção
- Primeiro contato
- Avaliação de clientes
- Contrato
- Pós-venda
Como acelerar suas vendas
Algumas táticas são necessárias ao realizar as vendas B2B, são elas:
- Organização
Organizar as vendas é algo importantíssimo, principalmente, a conversação e negociações com os clientes.
Nesses casos o uso de um CRM é de grande e importante ajuda, pois nele é possível guardar todas essas informações.
O CRM ajuda a sua empresa a vender mais em menos tempo, de forma inteligente ele realiza tarefas simples de forma automatizada, ou seja, ajuda a equipe a focar em outros pontos importantes como a conversão de vendas.
- Conhecer bem o cliente
- Criar relacionamentos (Networking)
- Conhecer os concorrentes
- Conhecer e entender o funil de vendas.
Se você é empreendedor, e ainda não conhecia esse tipo de vendas, esperamos ter ajudado!