Vendarketing – Conheça essa estratégia

Sabemos que vender é um dos objetivos do marketing, no entanto, atuar na imagem da marca também corresponde ao setor de vendas. Conheça a estratégia vendarketing!

Vendarketing – O que é?

Sabemos da importância das áreas de marketing e vendas separadamente. Entretanto, essas áreas alinhadas não seriam mais interessantes para as marcas?

Vendarketing não é somente a junção das palavras vendas e marketing, é uma unificação dos conceitos de forma estratégica.

O termo vendarketing vem do inglês Smarketing, que por sua vez já se refere à unificação das palavras Sales e Marketing. Sendo assim, é uma estratégia de alinhamento entre as equipes de vendas e marketing das empresas.

Objetivos da estratégia Vendarketing

Há vários objetivos envolvidos na estratégia vendarketing:

  • Otimização dos processos;
  • Melhorias das performances;
  • Aumento de receitas;
  • Métricas visando decisões estratégicas.

O que a empresa ganha com o vendarketing?

O principal ganho das empresas é o aumento das vendas, mas isso acontece como resultado dessa unificação por conta de alguns aspectos.

Se analisarmos o funil vendas, o entendimento  de forma muito resumida seria de que as etapas que tangem a visitantes, leads e oportunidades estariam com o área de marketing. Sendo assim, o time de vendas de ocuparia apenas com as vendas em si.

Todos pensando no cliente

Dentro do conceito de vendarketing, essa responsabilidade é de todos, assim sendo a passagem da fase de laed para o fechamento de uma venda é feito de forma mais natural possível, evitando que os prospects comprem nos concorrentes.

O funil de vendas não é linear

O vendarketing considera que as etapas do funil não são lineares, sendo assim, os vendedores não apenas finalizam as vendas, eles precisam captar dúvidas dos leads para convertê-los e vendas.

Entretanto, o pessoal do marketing também ganha aspectos de vendedores, assim como, precisam entender as dificuldades dos clientes na etapa de vendas.

O vendarketing como estratégia de vendas tem sido aderido por empresas de todos os tamanhos, e é uma tendência de alinhamentos para a tomada de decisão da gestão da empresa, nas duas áreas.

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