Vendarketing - Conheça essa estratégia - Notícias Concursos

Vendarketing – Conheça essa estratégia

Sabemos que vender é um dos objetivos do marketing, no entanto, atuar na imagem da marca também corresponde ao setor de vendas. Conheça a estratégia vendarketing!

Vendarketing – O que é?

Sabemos da importância das áreas de marketing e vendas separadamente. Entretanto, essas áreas alinhadas não seriam mais interessantes para as marcas?

Vendarketing não é somente a junção das palavras vendas e marketing, é uma unificação dos conceitos de forma estratégica.

O termo vendarketing vem do inglês Smarketing, que por sua vez já se refere à unificação das palavras Sales e Marketing. Sendo assim, é uma estratégia de alinhamento entre as equipes de vendas e marketing das empresas.

Objetivos da estratégia Vendarketing

Há vários objetivos envolvidos na estratégia vendarketing:

  • Otimização dos processos;
  • Melhorias das performances;
  • Aumento de receitas;
  • Métricas visando decisões estratégicas.

O que a empresa ganha com o vendarketing?

O principal ganho das empresas é o aumento das vendas, mas isso acontece como resultado dessa unificação por conta de alguns aspectos.

Se analisarmos o funil vendas, o entendimento  de forma muito resumida seria de que as etapas que tangem a visitantes, leads e oportunidades estariam com o área de marketing. Sendo assim, o time de vendas de ocuparia apenas com as vendas em si.

Todos pensando no cliente

Dentro do conceito de vendarketing, essa responsabilidade é de todos, assim sendo a passagem da fase de laed para o fechamento de uma venda é feito de forma mais natural possível, evitando que os prospects comprem nos concorrentes.

O funil de vendas não é linear

O vendarketing considera que as etapas do funil não são lineares, sendo assim, os vendedores não apenas finalizam as vendas, eles precisam captar dúvidas dos leads para convertê-los e vendas.

Entretanto, o pessoal do marketing também ganha aspectos de vendedores, assim como, precisam entender as dificuldades dos clientes na etapa de vendas.

O vendarketing como estratégia de vendas tem sido aderido por empresas de todos os tamanhos, e é uma tendência de alinhamentos para a tomada de decisão da gestão da empresa, nas duas áreas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?