Dicas para melhorar a velocidade de leitura

Ler mais rápido pode ajudar bastante os estudantes que estão cheios de material para aprender

Às vezes, pode ser um prazer ler devagar, reservando um tempo para fazer uma pausa em uma frase extraordinária ou revisitar uma passagem de uma página anterior. Mas esse tipo de leitura é um luxo. Nem todos conseguem ter tempo livre para isso, então ganhar velocidade de leitura é algo necessário.

A tempo médio de leitura pode variar de 200 a 350 palavras por minuto, mas essa taxa diminui ou aumenta dependendo do material e de sua prática com a atividade.

Além disso, de nada adianta captar as palavras se não há compreensão do que se leu. Portanto, quando de lê mais velozmente, deve-se ter a preocupação de continuar entendendo o conteúdo.

Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a melhorar sua velocidade de leitura.

Visualize o material que você vai ler

Observe os cabeçalhos principais, as divisões dos capítulos e outros materiais relevantes para desenvolver pistas sobre a estrutura da obra / do PDF.

Ajuste sua velocidade de leitura conforme você lê o material

Diminua a velocidade quando precisar ter certeza de que compreendeu uma seção do material. Acelere se você já estiver familiarizado (ou não precisar conhecer) outras partes.

Os leitores podem melhorar drasticamente a velocidade de leitura ao ler várias palavras na linha do texto de uma vez (em vez de soar cada palavra ou focar em cada letra da palavra).

Não perca tempo com complementos

Outra forma de melhorar sua velocidade de leitura é se concentrar nas palavras-chave das frases. Uma quantidade significativa de tempo de leitura é desperdiçada em conjunções, preposições ou artigos.

Use um objeto guia

Use algum objeto, como uma caneta fechada ou seu dedo, como um ponto focal para chamar sua atenção ao longo da linha ou para baixo na página. Isso ajuda a aumentar sua velocidade e reduzir a releitura, assim como a controlar o que lê.

Fale sobre o que você leu

Alguns leitores descobrem que, ao falar sobre suas leituras com amigos ou colegas estudantes, são capazes de sintetizar o material com eficácia.

Crie um planejamento

Determine um cronograma de leitura que funcione para você. Você pode descobrir que não consegue se concentrar no material por mais de uma hora (ou meia hora). Além disso, selecione uma hora do dia em que você esteja alerta e pronto para ler.

Ambiente para ler

Encontre um local de leitura onde interrupções ou distrações não atrapalhem sua leitura.

Prática e mais prática

A melhor maneira de melhorar sua velocidade de leitura é praticar a leitura. Experimente algumas dessas técnicas e aperfeiçoe as estratégias que funcionam melhor para você.

Revise depois

Não releia imediatamente; isso vai te atrapalhar. Se você não entender absolutamente parte da seleção de leitura, volte e revise o material mais tarde.


E então, gostou das dicas? Ler rapidamente pode ser benéfico para os seus estudos, uma vez que há muitos materiais para consumir até o dia da prova, não é mesmo?

Leia também outro artigo que pode lhe ajudar nisso: Como realizar a leitura ativa para estudar em 5 passos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.