Veja todos os detalhes do concurso EsFCEx e saiba o que cai

Hoje falaremos sobre o concurso EsFCEx, saiba aqui todos os detalhes e o que cai na prova

Muitos brasileiros sonham em entrar para o Exército Brasileiro. Porém, é importante saber todos os detalhes sobre as exigências e conteúdos cobrados para ter uma preparação adequada e garantir uma aprovação.

Dessa forma, hoje traremos todas as informações sobre o concurso EsFCEx, os requisitos e o conteúdo programático que será cobrado na prova. Acompanhe até o final, para se preparar e aumentar suas chances de sucesso nessa jornada rumo à carreira militar!

Saiba mais sobre a EsFCEx

O concurso da EsFCEx (Escola de Formação Complementar do Exército) é, sem dúvidas, uma das oportunidades mais almejadas pelos estudantes que desejam ingressar na carreira militar. E para quem está se preparando para essa grande prova, é muito importante conhecer todos os detalhes sobre o conteúdo programático.

Assim, a EsFCEx é responsável por formar oficiais complementares para o exército brasileiro. E todo ano, o concurso é realizado para selecionar os candidatos que irão ocupar as vagas disponíveis. Para os interessados em participar, o primeiro passo é ler atentamente o edital que traz todas as informações essenciais sobre o processo seletivo.

Concurso EsFCEx

Com as inscrições abertas a partir do dia 12 de junho, os candidatos têm até o mês de setembro para se preparar. Afinal, a prova objetiva será realizada no dia 3 de setembro. Serão 5 horas para realizar a prova que contará com 60 questões de múltipla escolha.

Entre os conteúdos cobrados, destacam-se as disciplinas de língua portuguesa, matemática, história do Brasil e geografia do Brasil. Além disso, a prova também avaliará os conhecimentos dos candidatos em relação aos seguintes assuntos: língua inglesa, filosofia, direito e legislação e informática.

Como será a segunda etapa do concurso?

Para aqueles que forem aprovados na prova objetiva, na primeira etapa do concurso EsFCEx, serão aplicadas a seguintes avaliações:

  • Verificação de Documentação;
  • Inspeções de Saúde;
  • Avaliação de Aptidão Física
  • Avaliações Psicológicas
  • Revisão Médica
  • Comprovação de Heteroidentificação.
detalhes do concurso EsFCEx - Reprodução Canva
detalhes do concurso EsFCEx – Reprodução Canva

Verificação de Documentação

A verificação de documentos é uma das etapas mais importantes do concurso EsFCEx. Nessa fase, os candidatos aprovados na prova escrita são convocados para apresentarem todos os documentos que comprovem as informações fornecidas no formulário de inscrição.

É importante que esses documentos estejam segundo as exigências do edital, pois qualquer irregularidade ou falta de documentação pode resultar na eliminação do candidato.

Inspeções de Saúde

A Inspeção de Saúde do concurso da EsFCEx visa avaliar a aptidão física e mental dos candidatos. Assim, essa avaliação é feita por meio de uma série de exames médicos, cujo objetivo é identificar possíveis problemas de saúde que comprometam o desempenho do participante no curso.

Ademais, alguns dos exames realizados incluem avaliação cardiológica, exames de sangue e urina, teste físico e exame psicológico.

Avaliação de Aptidão Física

A avaliação de aptidão física do concurso EsFCEx é uma etapa fundamental para selecionar os melhores candidatos para ingressar na instituição. Ou seja, essa avaliação envolve testes específicos que avaliam a capacidade física, resistência e habilidade dos candidatos.

Além disso, a avaliação de aptidão física é importante para garantir a saúde e o bem-estar dos candidatos, evitando possíveis lesões durante a preparação e atuação na instituição.

Entre os testes realizados estão: corrida de velocidade, corrida de resistência, flexão de braços, abdominais, salto em distância e natação.

Avaliações Psicológicas para EsFCEx

As avaliações psicológicas do concurso da EsFCEx são um processo rigoroso e criterioso de seleção dos candidatos. Dessa forma, são realizados testes e entrevistas para avaliar a personalidade, inteligência, habilidades e competências dos candidatos.

Através destas avaliações, é possível identificar características importantes para o desempenho das atividades militares, como a capacidade de liderança, trabalho em equipe, resiliência e tomada de decisões sob pressão.

Além disso, as avaliações psicológicas visam garantir que os candidatos possuam equilíbrio emocional e estejam aptos a seguir a carreira militar com sucesso.

Revisão Médica

Nessa etapa, ocorre uma avaliação minuciosa para verificar se o candidato atende aos requisitos físicos e de saúde exigidos pelo Exército. Sendo assim, é importante que os candidatos estejam preparados para essa avaliação, cuidando da alimentação, praticando atividades físicas regulares e seguindo todas as recomendações médicas.

Ademais, a revisão médica inclui exames físicos, exames laboratoriais, testes de acuidade visual e auditiva, além de avaliação psicológica. É fundamental que os candidatos apresentem-se de forma íntegra e transparente, fornecendo informações verdadeiras sobre o seu histórico médico e de saúde.

Comprovação de Heteroidentificação

Por fim, temos a Comprovação de Heteroidentificação do concurso EsFCEx, a qual é uma etapa importante que visa garantir a igualdade de oportunidades e o combate à fraude na seleção de candidatos.

Nessa fase, o candidato deve comparecer pessoalmente e apresentar a documentação necessária para comprovar sua identidade, visto que há casos em que a aparência física pode não corresponder ao nome e à raça declarada no momento da inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.