Veja se você tem direito a receber medicamentos na Farmácia Popular
Aprenda mais sobre este programa que auxilia a população mais pobre do País a adquirir remédios com preços mais baratos
Hoje trouxemos algumas informações para que você veja se tem direito a receber medicamentos na Farmácia Popular. Aliás, este programa é o meio mais simples da população mais pobre ter acesso a medicamentos de uso contínuo.
Aliás, que sem o auxílio desse programa, poderiam ter custos altíssimos no final do mês. Especialmente os idosos, que geralmente necessitam de um volume maior de remédios todos os meses.
Por isso, a Farmácia Popular pode ser de grande ajuda para essa população que muitas vezes conta somente com a aposentadoria para sobreviver.
Se você está necessitando de certos medicamentos, e quer saber se pode recebê-los através do programa do Governo Federal, fique com a gente. Então, saiba mais sobre esse assunto tão importante.
O que é Farmácia Popular?
O programa Farmácia Popular do Brasil, é uma criação do Governo Federal. Aliás, que tem o intuito de auxiliar a população na implementação e disponibilização de medicamentos que são geralmente utilizados na APS, Atenção Primária à Saúde.
Esse auxílio se dá por meio de parcerias do Governo com farmácias em todo o Brasil. Nessa ação conjunta com a rede privada, os cidadãos podem ter acesso a seus remédios, não só nas Unidades Básicas de Saúde ou em unidades de farmácias municipais.
Também está disponível o acesso nas farmácias privadas, desde que sejam credenciadas ao programa Farmácia Popular.
Quais são os medicamentos disponibilizados pela Farmácia Popular
Como já vimos acima, o programa Farmácia Popular é uma parceria entre o Governo e diversas farmácias da rede privada de todo país.
Dessa forma, é possível encontrar medicamentos gratuitos para diversas doenças. Entre os remédios disponibilizados pelo programa, é possível encontrar:
- Tratamento de Diabete;
- Tratamento de Asma;
- Hipertensão;
Além desses medicamentos gratuitos, o programa também prevê subsídio de parte do valor de tratamentos para dislipidemia, rinite alérgica crônica, Mal de Parkinson, osteoporose, doenças oculares, anticoncepcionais e até fraldas para adultos.
Caso o paciente comprove a necessidade de uso de um desses tratamentos, o Ministério da Saúde paga até 90% do valor de tabela do medicamento. Assim, ficando o restante por conta do cidadão.
Quem tem direito a receber medicamentos?
Qualquer cidadão tem direito aos medicamentos gratuitos. Para isso, deve comprovar, por meio de laudo médico, que sofre de uma das condições descritas, como diabete ou hipertensão, por exemplo.
Quanto ao subsídio de parte dos custos de outros tratamentos ou para aquisição de fraldas geriátricas, também é possível que qualquer cidadão usufrua do programa. Mas há um requisito para preencher.
O cidadão deve comparecer a uma das farmácias credenciadas pelo programa Farmácia Popular, portando os documentos necessários para inclusão no banco de dados do Ministério da Saúde.
Aliás, esse é um dos poucos programas do Governo Federal que não exige faixa de renda mínima declarada ou cadastro no CADúnico para programas sociais.
Como ter acesso aos medicamentos que o programa oferece?
Como já citamos brevemente acima, para ter acesso ao programa, não é necessário que o cidadão faça qualquer comprovação de renda ou algo assim.
Caso queira participar, e receber medicamentos de uso contínuo de forma gratuita, ou subsídio de parte dos cursos em outras situações, é bastante simples. Pois, basta se encaminhar até uma das unidades de farmácia credenciada pelo Programa Farmácia Popular do Brasil.
Geralmente, esses estabelecimentos exibem uma placa ou adesivo na fachada. Dessa forma, indicando que ali existe uma unidade de Farmácia Popular.
Nessa ocasião, é necessário ter em mãos os documentos exigidos. Vejamos mais detalhes a seguir.
Quais são os documentos necessários para adquirir medicamentos na Farmácia Popular
Após localizar uma farmácia parceira do Programa Farmácia Popular do Brasil, basta se encaminhar até a unidade. Mas, para isso, vá com os seguintes documentos em mãos:
- Documento oficial com foto. Pode ser a Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho do requerente;
- CPF do requerente;
- Receita médica, que esteja dentro do prazo de validade, mesmo que seja de redes particulares;
Para garantir o subsídio do Governo para aquisição de fraldas geriátricas, é obrigatório que o paciente tenha mais de 60 anos completos ou seja portador de deficiência.
Nesse caso, um atestado médico indicando o uso de fraldas também precisará ser apresentado.
Agora que você já sabe se tem direito a receber medicamentos da Farmácia Popular, e o que é preciso, encontre uma unidade parceira do programa próxima a você. Em seguida, leve os documentos e obtenha seus medicamentos de forma simples.