Hoje trouxemos mais informações para que você veja se faz parte de quem esqueceu de fazer o saque do PIS/PASEP do ano base 2019 ou 2020.
Muitas pessoas deixaram para depois. Enquanto, outras preferiram não movimentar o saldo na época. Consequentemente, acabaram se esquecendo de retirar as quantias.
Mas o prazo para movimentar esse dinheiro ainda não acabou e ainda é possível consultar se você possui. Então, se você quer saber mais sobre isso, e se tem dinheiro do PIS ou do PASEP esquecido, continue conosco até o final. Assim, saiba mais detalhes.
Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?
Em primeiro lugar, saiba quem tem direito. Então, são todos os trabalhadores em regime CLT com carteira assinada. No entanto, há uma condição específica. São os que trabalharam por pelo menos um mês durante o ano base do pagamento do abono salarial, ou seja, 2019 ou 2020.
Ademais, é necessário que a média salarial do cidadão seja de, no máximo, dois salários mínimos por mês durante o ano base. Além disso, é necessário que o trabalhador esteja inscrito na base de dados do PIS/PASEP por pelo menos cinco anos, para ter direito ao abono.
Caso se enquadre em todas essas situações, o trabalhador pode receber o valor correspondente aos dias trabalhados uma vez por ano. Portanto, utilizando o ano anterior como base.
De quanto é o PIS/PASEP?
O valor pago pelo PIS/PASEP pode variar, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base.
Na realidade, o preço máximo do benefício é um salário mínimo vigente no ano de pagamento. Aliás, essa quantia pode ser atingida quando o trabalhador exerceu atividades remuneradas durante todo o ano base.
Quando o PIS/PASEP é pago?
O calendário de pagamento do PIS/PASEP segue o número do NIS de cada trabalhador.
Todos os anos ele é divulgado pelo governo logo nos primeiros meses. Sendo assim, é mensalmente pago o valor destinado a um número no final do Número de Inscrição Social.
O trabalhador pode conferir seu Número de Inscrição Social na primeira página da carteira de trabalho. Assim como, em cartões sociais ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
O que é o saque do PIS/PASEP esquecidos?
Assim que é disponibilizado o valor correspondente ao abono salarial do trabalhador, o prazo para movimentação ou saque da quantia é de 1 ano.
Esse ano, estima-se que milhões de reais estão esquecidos nos bancos. Muitas vezes por falta de interesse por parte do cidadão que tinha direito ao saque na época.
Esse dinheiro diz respeito ao abono salarial dos trabalhadores, com o ano base de 2019 e 2020. Na ocasião, muitos decidiram não sacar na época ou simplesmente se esqueceram das quantias no banco.
E para quem se enquadra nessa categoria e acredita ter dinheiro do PIS/PASEP esquecido, foi dado uma segunda chance para saque.
Segundo o governo federal, os trabalhadores que não sacaram o abono, que deveria ter sido feito entre junho de 2019 e junho de 2020, ainda podem requerer as quantias até o final de 2022.
Como saber se você faz parte de quem esqueceu o saque do PIS/PASEP
Se você deseja consultar se possui quantias esquecidas referente ao abono salarial PIS ou PASEP, saiba que existem alguns meios para que você faça isso.
Com os canais de atendimento ao trabalhador a consulta se tornou rápida e simples. Além disso, pode ser feita sem sair de casa. Veja as opções a seguir.
Pela Carteira de Trabalho Digital
O aplicativo do Governo Federal possui todas as informações dos trabalhadores registrados com carteira assinada.
Para isso, basta fazer o download do aplicativo em seu smartphone e acessar seus dados utilizando seu cadastro no portal Gov.br. Já na primeira página, é possível acessar o atalho para abono salarial. Sendo assim, ter acesso às quantias e datas para saque e movimentação.
Pelo Atendimento ao Trabalhador
O Ministério do Trabalho também disponibilizou o número de telefone para que os interessados entrem em contato. Portanto, obtenham informações a respeito de seu abono salarial.
O número é o 158, e a ligação é gratuita a partir de telefone fixo. Para aparelhos celulares, o custo é de uma ligação local. Aliás, o trabalhador pode realizar a ligação entre as 7 horas da manhã e às 19 horas da noite, de segunda a sexta.
Agora você já pode saber se você faz parte de quem esqueceu o PIS/PASEP de 2019 ou 2020. Baixe o aplicativo ou ligue no atendimento ao trabalhador para obter mais informações.