Veja quem vai perder o Auxílio-doença do INSS nesta quinta-feira (11)

Veja quem vai perder o Auxílio-doença a partir desta quinta-feira (11)

De acordo com as informações oficiais, o INSS vai cortar o Auxílio-doença de milhares de brasileiros nesta quinta-feira (11)

Esta quinta-feira (11) vai ser um dia crucial para muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É que de acordo com as informações oficiais, vai acabar o prazo para realização de uma nova perícia médica para uma parcela da população. Com isso, milhares de brasileiros perderão os seus direitos.

Nós estamos falando aqui do Benefício por Incapacidade Temporário. Muita gente ainda o conhece por Auxílio Doença. Trata-se portanto de um dinheiro que vai para pessoas que estão doentes e que não estão podendo trabalhar por esse motivo. Em condições normais, esses cidadãos precisam fazer uma perícia médica para conseguir a liberação do montante.

Mas quem são os brasileiros que perderão esse benefício a partir desta quinta-feira (11)? Basicamente são todos aqueles que receberam o chamado do INSS para realizar o procedimento mas que não foram fazê-lo. Para quem não lembra, o Instituto enviou ainda no último dia 27 de setembro uma solicitação para cerca de 95 mil segurados.

É aquilo que se pode chamar de pente-fino. Na prática, eles solicitaram que essas pessoas realizassem o processo da perícia novamente. Dos 95 mil chamados, estima-se que apenas cerca de 10 mil responderam à solicitação. A expectativa é que todos os demais percam os seus benefícios já a partir desta quinta-feira (11).

Pode ser, no entanto, que esse número tenha subido um pouco mais. É que esse dado mais recente ainda é da última segunda-feira (8) e, portanto, ainda não conta com os números da terça-feira (9) e nem desta quarta-feira (10). Quem recebeu a solicitação tem um prazo de 30 dias para conseguir agendar o procedimento em questão.

Como saber se fui convocado?

Para não perder o benefício, o ideal agora é marcar a perícia o quanto antes. A questão é que milhares de pessoas ainda não sabem nem se estão na lista de indivíduos que precisam passar por esse pente-fino do INSS. A boa notícia, é que isso é fácil de resolver.

Basta ir até o edital da convocação. Para isso, é só clicar sobre o link que está no final desta matéria. Logo depois, você vai ver que vai se abrir uma enorme lista com vários nomes em ordem alfabética.

Para não perder tempo, aliás, é só digitar o mecanismo de busca. No computador, é preciso apertar as teclas CTRL + F. Pronto. Basta digitar o seu nome completo na barrinha que vai se abrir no canto superior da tela.

Como agendar a perícia do Auxílio doença?

O nome está na lista? Então é preciso agendar essa perícia o quanto antes. Existem três formas básicas de se fazer isso. A primeira é pelo aplicativo do Meu INSS. Essa é ideal para as pessoas que possuem uma boa conexão com a internet.

Quem não gosta muito do mundo virtual, pode ainda ligar para a Central de Atendimento do próprio INSS. Eles atendem pelo número 135. Uma terceira opção é ir até a página oficial do próprio Instituto na Internet. Todos os caminhos dão no mesmo lugar.

Importante lembrar que quem vai fazer essa perícia precisa levar alguns documentos como RG, ou pelo menos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda é preciso levar exames médicos que comprovem a incapacidade de trabalhar, além do laudo com o nome do médico.

Clique aqui para ir até o site da consulta do INSS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?